Navegação por Autor "Porto, Leonardo Sartori"
Resultados 1-20 de 37
-
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA DA OFICINA DE "INTRODUÇÃO À LÓGICA" - PIBID/FILOSOFIA - UFRGS
Tomazzoni, Márcia Luísa; Andrade, Mayara de (2011) [Resumo publicado em evento] -
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
Coelho, Viviane Bizelo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo ... -
Desenvolvendo o pensamento crítico através da EAD
Porto, Leonardo Sartori (2014) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
Desenvolvendo o pensamento crítico através da EAD
Porto, Leonardo Sartori (2013) [Artigo de periódico]O artigo aborda a utilização da educação a distancia através da internet para o desenvolvimento do pensamento crítico. O artigo analisa a experiência do desenvolvimento de competências de argumentação através do ensino da ... -
Ensino de Ética no Ensino Médio envolvendo a discussão e compreensão de preconceitos
Laux, Marcia Gabrielle Rodrigues; Nunes, Rafaela Antunes (2017) [Resumo publicado em evento] -
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
Diedrich, Bruna (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a ... -
Familia e escola : uma parceria fundamental
Leal, Fabiana Veloso (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo surgiu durante o estágio curricular do curso de Pedagogia Modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolvido com uma turma de alfabetização (segundo ano do Ensino Fundamental). ... -
Filosofia e literatura : metodologias para a interdisciplinaridade
Dalmoro, Isabel Cristina (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Filosofia para crianças
Klaudat, Raquel Walloni; Porto, Leonardo Sartori (2000) [Resumo publicado em evento] -
Histórias em quadrinhos como linguagem pedagógica para o aprendizado da filosofia
Escouto, Júlio César Pedroso (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
A importância de diversificar o uso de metodologias de ensino nas aulas de lógica em filosofia
Gurgacz, Maria Carolina (2016) [Trabalho de conclusão de graduação] -
A importância do ensino de filosofia na educação básica para a sociedade brasileira contemporânea
Kras, Rodrigo Vieira (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Tendo em vista a perda de espaço que a filosofia vem sofrendo na realidade da educação básica brasileira, este trabalho tem por objetivo realizar uma defesa da importância da manutenção dessa disciplina nas escolas e ... -
A importância do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na minha experiência de estágio.
Gurgacz, Maria Carolina (2016) [Resumo publicado em evento] -
A informática na sociedade : uma visão do uso dos computadores nos espaços sociais e educativos
Dutra, Luciane da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre o uso das tecnologias nos espaços sociais e escolares, para isso utilizando-se de uma pesquisa qualitativa com alunos, pais e professores, inseridos na ... -
Uma investigação filosófica sobre a inteligência artificial
Porto, Leonardo Sartori (2006) [Artigo de periódico]O objetivo deste artigo é investigar o conceito de inteligência artificial à luz da filosofia da mente contemporânea. Na primeira parte do artigo, analisaremos o argumento da Sala Chinesa de Searle e as respostas que ... -
O lúdico e a interdisciplinaridade em sala de aula
Maus, Carla Rosane (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa é fruto da minha inquietação quanto à presença do lúdico em sala de aula como mobilizador de um trabalho interdisciplinar. Tenho como objetivo refletir sobre a contribuição do lúdico na elaboração de um ... -
Metodologias ativas na formação em filosofia : diálogo Piagetiano-Deweyano e evolução prática nos estágios de graduação
Quintana, Ivan Pereira (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de licenciatura, explora a interseção entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem experiencial, focalizando as teorias de Piaget e Dewey na graduação em Filosofia. Analisamos os estágios I, ... -
O método no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento das crianças de seis anos
Severo, Anéte Terezinha (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho trata de refletir sobre o método fônico, metodologia integrante do Programa de Alfabetização, adotado pela escola em parceria com a secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, e as contribuições ... -
Miniensaios de filosofia política e ética : uma proposta para o desenvolvimento de competências no ensino médio
Santos, Denise Maria Rosa dos (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho refere-se às práticas docentes vinculadas ao Estágio de Docência em Filosofia I, II e III, voltadas aos estudantes de Ensino Médio. Proponho, a partir dos conhecimentos de Política e Ética, uma abordagem do ... -
Oficina de gênero e diversidade sexual
Teles, Eduardo; Nicolini, Alexandre Hidalgo; Alvarez, Tabaré José Reynoso; Focchesatto, Gianluca Ravasio (2016) [Resumo publicado em evento]