Repositório Digital

A- A A+

Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

.

Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Outro título Healthcare training with experience in the National Health System : students’ perceptions regarding the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Autor Bulgarelli, Alexandre Fávero
Souza, Kellyn Rocca
Baumgarten, Alexandre
Souza, Juliana Maciel de
Rösing, Cassiano Kuchenbecker
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Resumo O processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde.
Abstract The teaching-learning process for training dentists are based on guidelines that corroborate training of professionals who are reflective, humanistic and critical. From this perspective, the aim of the present study was to analyze the perceptions of students at a dentistry school regarding supervised curricular internship within the National Health System (SUS). This was a descriptive study developed through qualitative data that were gathered using a self-applied questionnaire among 65 students and analyzed using content analysis. Three structure topics in the following categories were reached: exploring the unknown; beginning the professional career; and experiencing the realities within SUS. The students perceived the different work processes; indicated the importance of teachers’ engagement in supervising the training; and perceived that SUS is a space rich in significant learning for healthcare training.
Contido em Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP. Vol. 18, n. 49 (abr./jun. 2014), p. 351-362
Assunto Educacao odontologica
Educação superior
Sistema Único de Saúde
[en] Curriculum
[en] Health education
[en] National health system
[en] Primary health care
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/100252
Arquivos Descrição Formato
000922301.pdf (79.06Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.