Repositório Digital

A- A A+

Avaliação de desempenho : díálogos e representações de um grupo na enfermagem

.

Avaliação de desempenho : díálogos e representações de um grupo na enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação de desempenho : díálogos e representações de um grupo na enfermagem
Outro título Performance evaluation : dialogues and representations of a nursing group
Outro título Evaluación de desempeño : diálogos y representaciones de un grupo en enfermería
Autor Dall'Agnol, Clarice Maria
Ciampone, Maria Helena Trench
Resumo Pesquisa com abordagem qualitativa . Norteou-se pelo objetivo de conhecer as representações acerca da avaliação de desempenho q u e emergem a partir da vivência de avaliadores e de avaliados. Enfermeiras, técnicos e auxiliares de Enfermagem de um hospital escola participaram das entrevistas e do grupo focal. Depreendeu-se do estudo que as experiências de avaliação, quando direcionadas ao fazer, geram sofri mento, e, quando direcionadas ao ser, constituem-se em fonte de satisfação e de desenvolvimento de todos os envolvidos no processo. Viu-se que, a pesar dos imperativos sociais mais amplos, é possível redirecionar o agir a partir de si mesmo(s), no aqui-agora do cotidiano d e trabalho e, neste prisma, a avaliação de desempenho pode servir d e instrumento para uma prática transformadora.
Abstract This is a qualitative study, which aims at identifying the representations of performance evaluation through the point of view of those who eva l uate and those who are evaluated. Nurses, tech nicians and n u rse assistants of a school hospital participated in the interviews and focal group. Results showed that evaluation which focused on practices, generated suffering, and the ones, which focused on the being, constituted a source of satisfaction and development for those involved in the processo We conciuded that, despite the broadest social i m peratives, it is possible to redirect attitudes in the work routine. Considering this perspective, performance evaluation can be a very important tool for developing new practices.
Resumen Através de un enfoque cualitativo, hemos pretendido conocer las representaciones sobre la eval uación de desempeno que se manifiestan a partir de la vivencia de evaluadores y de evaluados. Enfermeras, Téc icos y Auxiliares de Enfermería de un hospital escuela participaron de las entrevistas y dei g ru po focalizado. Transparece en el estudio, que las experiencias de evaluación , cuando se direccionan ai "hacer" generan sufrimiento y cuando se dirigen ai "ser" se constituyen una fuente de satisfacción y desarrollo de todos los i nvol ucrados en el proceso. Apesar de imperativos sociales más amplios, es posible red ireccionar el actuar a partir de s í m ismo(s) hacia el a quí-ahora dei trabajo cotidiano. Dentro de ese prisma, la evaluación dei desempeno puede servir como instrumento para un a práctica transformadora.
Contido em Revista brasileira de enfermagem. Brasilia. Vol. 55, n. 4 (jul./ago. 2002), p. 363-369
Assunto Avaliação de desempenho
Equipe de enfermagem : Organização e administração
[en] Employee performance evaluation
[en] Nursing
[en] Personnel management
[es] Administración de personal
[es] Enfermería
[es] Evaluación del desempeno de empleados
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/101523
Arquivos Descrição Formato
000353827.pdf (913.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.