Repositório Digital

A- A A+

Avaliação das percepções quanto ao ambiente térmico em uma indústria metalúrgica : um estudo de caso

.

Avaliação das percepções quanto ao ambiente térmico em uma indústria metalúrgica : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação das percepções quanto ao ambiente térmico em uma indústria metalúrgica : um estudo de caso
Autor Barbiero, Miriam
Orientador Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Conforto termico
Ergonomia
Indústria metalúrgica
Resumo Este trabalho trata de um estudo de caso junto a trabalhadores de uma unidade de produção de uma indústria metalúrgica, para a avaliação das condições e percepções do ambiente térmico, através do levantamento das variáveis de influência (temperatura, velocidade e umidade do ar, temperatura média radiante, atividade metabólica e isolamento térmico da vestimenta) e parâmetros subjetivos de conforto, no período de verão, com base nas normas internacionais da série ISO – International Organization for Standardization – e as normas brasileiras do tipo NR e NBR. Observou-se que os fatores ambientais e pessoais podem influenciar nas percepções do ambiente de trabalho. Com base em índices calculados e levantados no local e em parâmetros subjetivos relativos ao conforto térmico, mostraram que: a) mesmo não tendo sido constatado estresse térmico, o ambiente apresentou índices térmicos em desconformidade aos recomendados para conforto, sendo que as percepções levantadas pelos trabalhadores, através da aplicação de questionário subjetivo, confirmaram esta realidade; b) mesmo tendo sido evidenciadas as condições de desconforto térmico, 60% dos trabalhadores aceitaram as condições térmicas do ambiente de trabalho; c) mesmo aceitando o ambiente térmico, o trabalhador o percebeu “desconfortável” e “quente”. Tornou-se evidente a inexistência de uma legislação que comporte, de fato, a realidade do ambiente térmico do trabalhador da indústria, que considere as diversidades regionais, para servir de ponto de referência a toda e qualquer pesquisa nesta área do conhecimento.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10161
Arquivos Descrição Formato
000486542.pdf (3.202Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.