Repositório Digital

A- A A+

A psicologia positiva aplicada às organizações em estudos nacionais de 2008 à 2013

.

A psicologia positiva aplicada às organizações em estudos nacionais de 2008 à 2013

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A psicologia positiva aplicada às organizações em estudos nacionais de 2008 à 2013
Autor Grassi, Ediana
Orientador Vazquez, Ana Claudia Souza
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Psicologia organizacional
Psicologia positiva
Resumo Este estudo teve como finalidade investigar o estado de arte das pesquisas nacionais em Psicologia Positiva aplicada às organizações para compreender como o assunto tem sido tratado pelos pesquisadores brasileiros na literatura especializada mais recente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório conduzida no formato de uma revisão sistemática sobre estudos brasileiros em Psicologia Positiva Organizacional. A questão que conduziu a presente pesquisa foi: “qual é o estado de arte da Psicologia Positiva aplicada às organizações nos estudos brasileiros da área?” A busca através dos descritores selecionados resultou em 88 artigos. Desse total foram encontradas 15 publicações que se enquadravam nos critérios de inclusão: português brasileiro e publicadas nos últimos cinco anos. A interpretação dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, investigando a autoria, ano de publicação, objetivos e resultados encontrados. Os resultados foram agrupados por centralidade temática dos artigos em relação à abordagem da Psicologia Positiva. As três linhas de análise se caracterizaram em: (1) configuração da gestão organizacional, (2) comprometimento organizacional e (3) aspectos relacionados à saúde do trabalhador. A principal contribuição deste artigo é entender como autores nacionais aplicam a Psicologia Positiva nos estudos organizacionais. Com base nas evidências, ressalta-se carência de produção na área, especialmente quanto a aplicação desta abordagem no contexto organizacional que leve em conta mais do que recortes conceituais limitados e sem que se desconsidere suas contribuições enquanto modelo teórico abrangente e explicativo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/103109
Arquivos Descrição Formato
000933800.pdf (458.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.