Repositório Digital

A- A A+

As concepções de Educação Ambiental do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) realizadas dentro da proposta de Educação Integral no contra turno da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre

.

As concepções de Educação Ambiental do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) realizadas dentro da proposta de Educação Integral no contra turno da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As concepções de Educação Ambiental do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) realizadas dentro da proposta de Educação Integral no contra turno da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre
Autor Alves, Josiane Delgado Machado
Orientador Garcia, Rosane Nunes
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Educação ambiental
Educação integral
Resumo O artigo analisa as relações que existem entre a Educação Ambiental realizadas no LIAU e a Educação Integral que visa a formação do aluno-cidadão. Neste artigo é analisado como a concepção de Educação Ambiental adotada pelo LIAU, alicerçada na educação de base local, ou seja, baseada no lugar onde o aluno vive, se aproxima dos princípios norteadores que abarcam a Educação Integral. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa que usou como método o estudo de caso. O material utilizado para coleta de dados foram relatórios anuais das atividades de cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, analisados através da metodologia de análise de conteúdo. O trabalho é discutido através dos dados levantados nos relatórios destas escolas, possibilitando as comparações entre categorias que indicam os princípios norteadores da Educação Integral com os realizados na Educação Ambiental do LIAU. Os resultados da pesquisa demonstram que a Educação Ambiental realizada na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre tem princípios e características de uma educação integralizada, formadora de alunos cidadãos e autônomos cientes dos problemas da sociedade e do lugar onde vivem.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117522
Arquivos Descrição Formato
000966826.pdf (379.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.