Repositório Digital

A- A A+

Jovens, internet e escola

.

Jovens, internet e escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jovens, internet e escola
Autor Lopez, Roberto Machado
Orientador Perondi, Maurício
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Educação integral
Escola
Internet
Resumo Este estudo buscou identificar como acontecem essas relações do uso do espaço virtual concomitantemente com o da sala de aula e o que os jovens pensam e analisam acerca de seu rendimento escolar como um todo. Tais aspectos são relevantes, pois cotidianamente surgem questionamentos acerca dos métodos de como educar e promover a cidadania digital desses jovens, que estão intimamente ligados à cultura digital, dentro do espaço escolar junto com as demais disciplinas. O objetivo deste trabalho foi investigar quais são as implicações do uso, relações e interações dos alunos com a internet na escola e fora dela e como isso implica no seu rendimento escolar, de jovens estudantes dos anos finais em uma escola de ensino fundamental. Participaram deste estudo oito jovens, de 14 a 16 anos, estudantes de Porto Alegre. De acordo com os resultados apresentados na investigação foi possível perceber um grande destaque para a falta de utilização das tecnologias da informação nos meios educacionais. Mesmo sendo unânime a resposta dos alunos quanto aos benefícios proporcionados pelo uso da internet no ambiente escolar, ainda assim, a escola mantem seu currículo tradicional não oportunizando novas práticas de inclusão digital aos seus alunos. O tema juventude e internet, é bastante recorrente em nosso dia-a-dia e, por isso, necessita de um maior número de pesquisas nessa área.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117526
Arquivos Descrição Formato
000966803.pdf (117.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.