Repositório Digital

A- A A+

Estudantes do terceiro ano do ensino médio do colégio Tiradentes da Brigada Militar e as leituras obrigatórias para o vestibular

.

Estudantes do terceiro ano do ensino médio do colégio Tiradentes da Brigada Militar e as leituras obrigatórias para o vestibular

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudantes do terceiro ano do ensino médio do colégio Tiradentes da Brigada Militar e as leituras obrigatórias para o vestibular
Autor Pereira, Ângela Maria Freitas Nunes
Orientador Carvalho, Larissa Camacho
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Ensino médio
Leitura
Literatura
Vestibular
[en] Practice reading and writing
[en] Required readings
[en] Students
[en] Young
Resumo A cada ano, diversos adolescentes que anseiam ingressar no ensino superior federal, aguardam a divulgação da lista de Leituras Obrigatórias, a qual nada mais é do que uma lista de livros em conditio sine qua non para responder as questões das provas de Literatura Brasileira dos processos seletivos para ingresso nas universidades. O estudo aqui apresentado tem por finalidade discutir a relevância dessas obras selecionadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na visão do adolescente leitor e entender seu processo dinâmico de leitura. Para isso, um grupo de dez (10) alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes, Porto Alegre – RS foi reunido para uma entrevista. Utilizou-se o método grupo focal (grupo de discussão informal, podendo ser filmado) e elaborou-se um roteiro de questões relacionadas à leitura das obras obrigatórias para o vestibular de 2015 da UFRGS.
Abstract Each day many adolescents who long for entering the federal higher education waiting for the divulgation of the called Required Readings, which is nothing more than a list of books in conditio sine qua non to answer the questions in the test of Brazilian Literature. The study presented here aims to discuss the relevance of these selected books in the adolescents‟ reader vision, and also understand how he/she manageshis/her dynamic of reading. Thereunto, it was assembled a group of ten (10) high school students from College Tiradentes, Porto Alegre – RS, for an interview. I was used the focus group method (an informal discussion group, which may be filmed) and it was elaborated a script of issues related to reading the works required for the 2015 entrance exam of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, in its acronym in Portuguese).
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117530
Arquivos Descrição Formato
000966557.pdf (2.042Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.