Repositório Digital

A- A A+

A contribuição dos oficineiros na construção e desenvolvimento de um projeto de educação integral

.

A contribuição dos oficineiros na construção e desenvolvimento de um projeto de educação integral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição dos oficineiros na construção e desenvolvimento de um projeto de educação integral
Autor Rosa, Fernanda Machado da
Orientador Titton, Maria Beatriz Pauperio
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Assunto Educação integral
Gestão da educação
Programa Mais Educação.
Resumo Este artigo refere-se ao estudo acerca da operacionalização do Programa Mais Educação na perspectiva de Educação Integral, buscando identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, a contribuição de oficineiros na sua construção e no seu desenvolvimento em uma escola pública de Alvorada/RS. As reflexões realizadas apontam para a necessidade e possibilidade de articulação entre professores regentes e oficineiros que desenvolvem atividades do Programa Mais Educação. A investigação de cunho qualitativo envolve análise documental, entrevistas, questionários e observação com a participação de gestores, professores, oficineiros e alunos. Essa metodologia favorece o processo de formação integral tanto do aluno como do docente, ou seja, através de uma escola de educação integral de desenvolvimento pleno do ser humano (cognitivo, afetivo, ético, social, lúdico e estético). E para corroborar com tal formação é necessária a reorganização dos horários e espaços escolares. A fim de que os oficineiros, que carregam o território educativo, possam melhor desenvolver seu trabalho, fica evidenciada a necessidade de trocas, planejamentos e avaliação em conjunto com os professores regentes, em que, será verificada a evolução dos alunos ou a necessidade de haver um estudo mais aprofundado para o desenvolvimento deles. Logo, conclui-se que a inclusão da gestão, que pode vir do próprio oficineiro e, com auxílio da equipe pedagógica da escola e direção podem tomar um rumo mais aprimorado no ato de educar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/117565
Arquivos Descrição Formato
000966564.pdf (289.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.