Repositório Digital

A- A A+

A suspeita ronda a fotografia : jogos e ambigüidades na arte contemporânea

.

A suspeita ronda a fotografia : jogos e ambigüidades na arte contemporânea

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A suspeita ronda a fotografia : jogos e ambigüidades na arte contemporânea
Autor Quadros, Flavia Campos de
Orientador Santos, Maria Ivone dos
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Fotografia : Arte
Fotografia : Imagem
Fotografia contemporânea
[en] Contemporary art
[en] Manipulation
[en] Mediation
[en] Photography
[en] Suspicion
Resumo Este trabalho se constitui em uma investigação sobre a presença da suspeita na fotografia contemporânea como estratégia de enfrentamento dos conceitos estabelecidos sobre o meio no período moderno e de criação de novas possibilidades de linguagem. Com a análise de obras de artistas brasileiros que se utilizam da fotografia, pretende-se evidenciar como o instante de captura da imagem deixa de ser o elemento central da expressividade. Através da manipulação, nos momentos anteriores e posteriores ao ato fotográfico, os artistas incluídos nesta pesquisa exploram as ambigüidades da imagem e questionam suas dimensões como objeto de práticas sociais e como mediação da cultura. A idéia da suspeita em relação à fotografia é abordada tanto como motivação das práticas artísticas quanto como meio de utilização da imagem como dispositivo de interlocução do artista com o público, que é convidado a decifrar a obra nas múltiplas possibilidades de sentido que se criam entre as etapas de sua construção.
Abstract This work constitutes an investigation about the presence of suspicion in the contemporary photography as a strategy to challenge the established concepts about this media in the modern age, and to allow the creation of a new language. By analyzing Brazilian artists that make use of photography, the author intends to make evident how the instant the image is captured is no longer the central element of expression. Through the manipulation of the image in the moments preceding and following the photographic instant, the artists included in this study explore the ambiguities of the image end question its dimensions as an object of social practices and as a mediator for culture. The idea of suspicion, as it relates to photography, is approached as a motivating factor in the artistic practice as well as a means of using the image as a device to promote the dialogue between the artist and the public, who is invited to decipher the work in its multiple possibilities of meaning created during its developmental phases.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/12227
Arquivos Descrição Formato
000625111.pdf (6.970Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.