Repositório Digital

A- A A+

Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório

.

Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
Autor Fagundes, Caterine Vila
Resumo Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.
Abstract This article aims to describe the access profile of students from different undergraduate courses at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and their perception about their educational experience prior to entering the university. The academic performance as an indicator of quality of access to higher education is also discussed. This study is exploratory, descriptive and quantitative. Data were collected by questionnaire and submitted to statistical treatment, using SPSS (version 12.0). Sample results indicate a regular domain of competencies and skills acquired that facilitate the development of new learning in higher education. It is concluded that an introduction of interventions on the orientation for the access to higher education, aiming at the quality of the educational process, is imminent.
Contido em Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 95, n. 241 (set./dez. 2014), p. 508-525
Assunto Acesso ao ensino superior
Desempenho acadêmico
Intervenção pedagógica
[en] Academic performance
[en] Access to higher education
[en] Pedagogical intervention
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129069
Arquivos Descrição Formato
000972171.pdf (2.014Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.