Repositório Digital

A- A A+

Estratégias e sistema de gestão da inovação : o caso de uma empresa do setor do vestuário

.

Estratégias e sistema de gestão da inovação : o caso de uma empresa do setor do vestuário

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias e sistema de gestão da inovação : o caso de uma empresa do setor do vestuário
Autor Schnorr, Leonardo Afonso
Orientador Zawislak, Paulo Antonio
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração da produção
Capacitação tecnológica
Estrategia empresarial
Gestão da inovação
[en] Innovation management
[en] Innovation strategy
[en] Technological capabilities
Resumo Posto o contexto de competitividade no mercado global, é fato que nações e organizações buscam formas de inovar para permanecerem sustentáveis. Entretanto, para efetivar os anseios de serem competitivas e inovadoras, há uma necessidade de manter estratégias e uma estrutura de rotinas que as possibilite gerir e gerar as inovações, de forma a transformar suas capacidades tecnológicas em algo efetivo. O objetivo deste trabalho é a identificação de uma estrutura de um sistema de gestão de inovação adequada para atender o posicionamento estratégico de inovação. Utilizando o caso de uma empresa do setor do vestuário, elaborou-se um modelo para análise de capacidade tecnológica, focando tópicos relacionados à estratégia. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade com o corpo diretivo e por questionários de pesquisa respondidos por 50 líderes da empresa. Os resultados obtidos convergiram na estruturação de um sistema de gestão da inovação que contemple: a) estratégia de inovação; b) capacidade tecnológica que sustente funções de alinhamento e funções da organização – produtos/serviços, gestão de projetos, processo/tecnologia e infra-estrutura e c) sistema de gestão da inovação que tenha relações com alinhamento às estratégias de inovação de produtos e processo, estrutura adequada para inovar oriunda de gestão de projetos eficaz, desenvolvimento de produtos que identifiquem a empresa no mercado como inovadora e por fim, foco em seus mercados de atuação.
Abstract The competitive environment of global markets leads nations and organisations to engage in a continuous search for innovation, in order to maintain sustainability. However, to effectively become innovative, firms need to sustain a formal structure of strategies and routines that enable them to generate and manage innovation, enhancing their technological capabilities. This study aims to identify an innovation management system structure that better fits to the strategic positioning of a specific firm. The firm in which the case study is developed belongs to the clothing sector. Data were collected through in-depth interviews with the firm’s directive body and application of research questionnaires along with 50 respondents. Results allowed the development of an innovation management system considering three aspects, namely: a) innovation strategy; b) technological capabilities to sustain organisational functions – products/services, project management, process/technology, and infrastructure; and c) structure and alignment, in order to allow efficient project management, development of innovative products and market orientation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13163
Arquivos Descrição Formato
000639834.pdf (909.9Kb) Texto parcial Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.