Repositório Digital

A- A A+

Design editorial e publicação multiplataforma

.

Design editorial e publicação multiplataforma

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Design editorial e publicação multiplataforma
Outro título Editorial design and multiplatform publication
Autor Gruszynski, Ana Claudia
Resumo O artigo identifica, apresenta e problematiza aspectos que perpassam a atividade de design editorial na contemporaneidade, tendo em vista a introdução das tecnologias digitais e em rede, os processos de convergência e a publicação multiplataforma. Os tópicos levantados estão relacionados às pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead). Conclui-se que à medida que o design digital consolida-se e desdobra-se em diferentes camadas, que conhecimentos próprios do campo da informática tornam-se necessários para implementar publicações em plataformas digitais, tem-se o tensionamento de saberes e práticas que conduzem a um redesenho do meio profissional e acadêmico no âmbito da produção editorial, particularmente da atividade de design vinculada ao campo. Este abrange as esferas institucional, editorial e comercial, incidindo sobre a produção e o consumo, alterando práticas de leitura e contratos de comunicação.
Abstract The article identify, feature and discuss aspects that underlie the editorial design activity in contemporaneity considering the introduction of digital and network technologies, convergence processes and multiplatform publication. It is a theoretical and exploratory approach. The topics raised are related to investigations carried out under the Research Group Laboratório de Edição, Cultura e Design (Lead). It is concluded that as the digital design practice consolidates and breaks down into different layers. As computer field's knowledge becomes necessary to implement publications in digital platforms, there is a tension of knowledge and practices that lead to a redesign of professional and academia under the editorial production, particularly the design activity linked to the field. This covers the institutional, editorial and commercial spheres, affecting production and consumption, changing reading practices and communication contracts.
Contido em Intexto. Porto Alegre. N. 34 (set./dez. 2015), p. 571-588
Assunto Cultura da convergência
Design editorial
[en] Convergence
[en] Editorial design
[en] Editorial production
[en] Multi- platform
[en] Reading practices
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/132518
Arquivos Descrição Formato
000982110.pdf (1.110Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.