Repositório Digital

A- A A+

Planejamento integrado : uma oportunidade à aprendizagem

.

Planejamento integrado : uma oportunidade à aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Planejamento integrado : uma oportunidade à aprendizagem
Autor Freitas, Luise Oliveira de
Orientador Hickmann, Roseli Inês
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Planejamento
Resumo A presente pesquisa teve como objetivo analisar e identificar se o planejamento integrado proporciona aprendizagens junto aos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo foram escolhidas cinco professoras-estagiárias que realizaram seus estágios obrigatórios do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no primeiro semestre do ano de 2015. O foco da pesquisa teve, então, como problema orientador analisar se o planejamento integrado proporciona aprendizagens junto aos alunos a partir da narrativa das professoras-estagiárias. Trata-se de um estudo investigativo com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas. Os principais referenciais teóricos utilizados para interlocução, análise e problematização dos dados foram: Fernando Hernández e Jurjo Torres Santomé, que abordam a temática do currículo integrado, planejamento integrado e projetos de trabalho. Também busquei apoio teórico nas ideias de Maria Bernadette Castro Rodrigues e Maria Luisa Xavier a fim de fundamentar e contextualizar as diferentes formas de planejar de maneira integrada. O texto mais diretamente relacionado às reflexões analíticas encontra-se dividido em dois eixos: 1 – Desafios na hora de planejar; 2 – Concepções de planejamento integrado e suas possibilidades de oportunizar aprendizagens. Ao finalizar esta pesquisa, tendo como foco identificar as possibilidades de um planejamento integrado oportunizar aprendizagens juntos aos alunos, a partir das narrativas de professoras-estagiárias, foi possível constatar que existem diferentes possibilidades de um planejamento integrado proporcionar aprendizagens, destacando-se aprendizagens no âmbito social e argumentativo nos momentos em que os alunos expuseram suas ideias sobre a temática do projeto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133615
Arquivos Descrição Formato
000985112.pdf (476.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.