Repositório Digital

A- A A+

Permanência de estudantes idosos da EJA : por uma educação ao longo da vida

.

Permanência de estudantes idosos da EJA : por uma educação ao longo da vida

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Permanência de estudantes idosos da EJA : por uma educação ao longo da vida
Autor Funck, Stephanie
Orientador Alves, Evandro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Resumo O trabalho identifica e analisa fatores que contribuem para a permanência de estudantes idosos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Porto Alegre. Nesta pesquisa são abordadas concepções acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas voltadas à EJA na perspectiva da função permanente ou qualificadora. O aporte teórico utilizado, traz alguns autores, dentre eles: Osmar Fávero (2009); Alceu Ferraro (2009); Moacir Gadotti (2003; 2011); Paulo Freire (2001); Miguel Arroyo (2000; 2005); Inês Barbosa de Oliveira (2005; 2007); Juarez Dayrell (1996); Paulo Carrano (2007); Marta Kohl de Oliveira (2001); Magda Soares (2014). Trata-se de um estudo qualitativo, configurado como estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se através da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes idosos da EJA do Centro Municipal de Educação do Trabalhador (CMET) Paulo Freire. A perspectiva de análise reflexiva das entrevistas (Szymsnski, 2002) orientou o tratamento dos dados. As falas dos entrevistados apontam para estrutura curricular diversificada abordada pela instituição de ensino, vontade de aprender, sentimento de pertencimento e relações sociais, com docentes e discentes como fatores importantes para sua permanência na instituição. Nos casos em que os sujeitos idosos frequentam totalidades mais avançadas, há reclamações acerca da juventude. A partir da apreciação dos dados, há indícios de que os fatores mencionados para a permanência dos estudantes idosos no CMET Paulo Freire estejam relacionados com seus entendimentos da EJA e organização curricular, além da grande relevância das trocas sociais que são proporcionadas naquele espaço.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133633
Arquivos Descrição Formato
000985132.pdf (788.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.