Repositório Digital

A- A A+

O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico

.

O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
Outro título Use of Creative Methods Envisioning Innovation on Teaching Architectural Design
Autor Ponzio, Angelica Paiva
Machado, Andréa Soler
Resumo Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no “aprender fazendo”.
Abstract This article discusses the use of creative methods for solving complex problems with a view to innovation in teaching architectural design. If, on the one hand, the word design means both a documentary production that allows to build an object represented as a coordination of actions, the teaching of this process involves a clear position regarding the product and methods compatible with the nature of the didactic problem that is being proposed. Assuming that the methods are the labor techniques employed and the design process is how these are linked through actions, the teaching experiences of the Architectural Design Studio here presented seeks design solutions through the stimulation of creativity and techniques common to Design Thinking in stages and varying scales that form a theoretical and practical study based on "learning by doing".
Contido em InSitu: revista do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. São Paulo. vol. 1, n. 2 (2015), p. 109-130
Assunto Criatividade
Inovação
Projeto arquitetonico : Ensino
[en] Design process
[en] Innovation
[en] Methods
[en] Teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/140119
Arquivos Descrição Formato
000981576.pdf (2.781Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.