Repositório Digital

A- A A+

Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria

.

Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
Autor Auler, Karen Angélica Seitenfus
Orientador Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Autoria
Blog
Professor
[en] Authory
[en] Education
Resumo O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua prática docente, como espaço de publicação de autoria própria e dos alunos. Também analisa qual o impacto do uso de blogs e os motivos que levam os educadores a adotá-lo na sua prática pedagógica ou a desistir de sua utilização. O universo escolhido para a pesquisa refere-se a educadores atendidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Concórdia, em Santa Catarina, em cursos de formação para criação, edição e utilização desta ferramenta. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados obtidos através de um questionário. A partir desta pesquisa, obteve-se um panorama da utilização pedagógica dos blogs, levando à compreensão de algumas razões pelas quais os educadores o adotam ou desistem de sua utilização.
Abstract This assignment has a its theme the blog, as a pedagogical tool and promotion instrument. Aims to study the interaction of educators in their blogs and how they are using this tools in their teaching practices, as a space of publish of their own authorship and of the students. It also examines what impact the use of blogs and the reasons why educators adopt it in their teaching or desist from its use. The universe selected for the survey refers to educators by the Nucleo de Tecnologia Educacional de Concordia in Santa Catarina, in training courses for creating, editing and use of this tool in their formations. The methodology used was the case study and consisted of construction, implementation ad analysis of results obtained through a questionnaire. From this research, we obtained an overview of the educational use of blogs, leading to the understanding of why some educators adopt or give up their use.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141456
Arquivos Descrição Formato
000991463.pdf (3.266Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.