Repositório Digital

A- A A+

Potencialidades tecnológicas e educacionais da formação docente através da modalidade de EAD

.

Potencialidades tecnológicas e educacionais da formação docente através da modalidade de EAD

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Potencialidades tecnológicas e educacionais da formação docente através da modalidade de EAD
Autor Kaercher, Marlene Therezinha Rebelatto
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino à distância
Formação de professores
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Educar, hoje, diante do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, é fomentar o engajamento social criando novas realidades, aumentando a autoestima e níveis de expectativa, ensinar a inovar. Estes são desafios que levam os educadores a repensar suas práticas dentro de contextos profissionais novos, assumindo novas perspectivas intelectuais, diferentes daquelas aprendidas quando realizaram sua formação inicial. Diante destas evidências, buscou-se um novo olhar sobre a práxis dos docentes constituindose em novos tempos e formas de ensinar, com metodologias diferenciadas e expectativas de um ensino dinâmico e criativo, fazendo parte do contexto da era digital. Frente a este contexto, surge como foco principal desta pesquisa a formação docente através da educação a distância, a qual, possibilita uma educação de qualidade calcada na modernidade como um marco na área educacional contemporânea. Os novos paradigmas da educação pontuam com clareza a relevância de ampliar os ambientes de aprendizagem expondo educandos e educadores às novas formas de aprender e ensinar, minimizando a influência direta do professor, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Frente a estes pressupostos, este estudo pretende identificar as potencialidades tecnológicas e educacionais da formação dos professores através da modalidade de EAD. Para dar vozes a esta pesquisa buscou-se evidenciar os pareceres dos professores que realizam o Curso de Especialização em Mídias na Educação, ciclo avançado, da Turma 3, Polo de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que serviu de base para a coleta e análise de dados. Os resultados de tais observações foram capturados por meio de questionários, através da ferramenta Google Docs e também a partir de extratos retirados da ferramenta fórum de discussão do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ambiente este, utilizado pelos docentes que realizaram o curso. A partir da análise e discussão dos dados destaca-se como Potencialidades Tecnológicas e Educacionais da Formação dos Professores através da Modalidade de EAD o gerenciar e flexibilizar o tempo de estudo, a chance de reflexão sobre a prática e de rever as ideias de uso pedagógico das Mídias, aplicadas a Educação, além da importância de fazer um curso de formação a distância como uma nova forma de atualização de novos conhecimentos propiciados pelas TICs.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141468
Arquivos Descrição Formato
000990881.pdf (575.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.