Repositório Digital

A- A A+

Autoria na sala de aula : reflexões a partir de um projeto no ensino fundamental

.

Autoria na sala de aula : reflexões a partir de um projeto no ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autoria na sala de aula : reflexões a partir de um projeto no ensino fundamental
Autor Cagliari, Dandara Cemin
Orientador Simões, Luciene Juliano
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Autoria
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Escrita
Produção textual
[fr] Condition d’auteur
[fr] Écriture
[fr] Projet
Resumo Este trabalho tem por objetivo discutir a autoria em sala de aula a partir da reflexão e análise de um recorte do projeto de ensino desenvolvido em Estágio de Docência em Português I, com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, é analisada a produção final do mesmo, o fanzine “Crônicas de uma turma”, que se trata de uma compilação de textos que tematizam sobretudo as experiências dos(das) estudantes na escola. A partir de um diálogo entre teoria e reflexão sobre a prática, são elencados subsídios para pensar na identificação de traços de autoria nas produções textuais, na tentativa de trabalhar a escrita autoral na ordem de “como se diz” e não apenas do “que se diz”. Além disso, serão indicados alguns elementos que favorecem ou não a sua construção através das práticas pedagógicas. Dessa forma, destaca-se a importância da autoria no ensino-aprendizagem e oferece-se um caminho para pensar práticas de ensino de escrita.
Résumé Ce travail a pour objectif de discuter la condition d’auteur dans la salle de classe à partir de la réflexion et de l'analyse d'une partie du projet d’enseignement développé dans le Estágio de Docência em Português I dans une classe de 8ª série du Ensino Fundamental. Afin de permettre cette discussion, la production finale du projet est analysée, le fanzine "Crônicas de uma turma", qui est une compilation de textes qui ont pour thématique surtout les expériences des étudiants à l'école. À partir du dialogue entre la théorie et la réflexion de la pratique, un répertorié des subsides pour penser à l'identification des indices de l'autorité dans les productions textuelles a été établit, avec le but de travailler l'écriture autorail à l'ordre de "comment on dit" et pas seulement "ce qu'on dit". En outre, quelques éléments qui favorisent ou non leur construction à partir des pratiques pédagogiques sont indiquées. De cette façon, il est soulignée l'importance de la condition d’auteur dans l'einseigmentaprentissage, en donnant un chemin pour penser aux pratiques d' enseignement de l’écriture.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141740
Arquivos Descrição Formato
000991846.pdf (13.28Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.