Repositório Digital

A- A A+

Linguagem e ensino

.

Linguagem e ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Linguagem e ensino
Autor Deler, Elisa Farias
Orientador Briggmann, Arcanjo Pedro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Assunto Didática da língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Gênero textual
[es] Autonomía
[es] Ensino
[es] Lengua portuguesa
[es] Mundo
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Graduação tem como objetivo desenvolver, a partir da análise e conexão de diversas teorias de autores e filósofos renomados, uma teorização e uma reflexão que têm como proposta promover a construção de um maior conhecimento sobre o que vem a significar o ensino de língua portuguesa a partir do que se propõe como uma educação mais desenvolvida e promissora do que a que vem até hoje sendo desenvolvida nos âmbitos escolares brasileiros. A partir das reflexões e ideias de práticas realizadas em sala de aula, verifica-se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico, com intervenções provocativas dos processos de inferências, além de um ensino que vise à autonomia e a aprendizagem efetiva, que não se esvai, que é praticada, que gera curiosidade e que se coloca como elemento que conversa com o mundo e com a realidade. Afinal, aprender é aprender sobre o mundo, não importa qual seja a disciplina.
Resumen Este Trabajo de Conclusión de Graduación tiene como objetivo desarrollar, a partir del análisis y conexión de diversas teorías de autores y filósofos importantes, una teoriazación y uma reflexión que tiene como propuesta promover la construcción de un mayor conocimiento sobre como una educación más desarrollada y prometedora que la que hasta hoy ha sido desarrollada en los ambientes escolares brasileños. A partir de las reflexiones e ideas de prácticas realizadas en classe, se ve la importancia de una secuencia didáctica bien planificada, con muchas posibilidades de relaciones sobre la diversidad de aspectos temáticos, estruturales y discursivos de un género textual específico, com intervenciones provocadoras de los procesos de inferencias, además de un ensino que se direccione a la construcción de la autonomia y del aprendizaje efectivo, que no se va, que es practicado, que genera curiosidad y que es un elemento que está conectado con el mundo y con la realidad. Por fin, aprender es aprender sobre el mundo, no importa la disciplina.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141757
Arquivos Descrição Formato
000992034.pdf (198.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.