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Perfil da aquisição de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos na alimentação escolar em municípios do Rio Grande do Sul

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Perfil da aquisição de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos na alimentação escolar em municípios do Rio Grande do Sul

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Título Perfil da aquisição de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos na alimentação escolar em municípios do Rio Grande do Sul
Autor Machado, Letiane de Souza
Orientador Oliveira, Ana Beatriz Almeida de
Co-orientador Rockett, Fernanda Camboim
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
Assunto Agricultura orgânica
Alimentação escolar
Nutrição da criança
[en] Food and nutritional security
[en] Organic food
[en] School feeding
Resumo Introdução: Alimentos orgânicos e sua comercialização para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) se articulam como eixos estratégicos de garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Objetivo: Analisar a inserção de ali-mentos orgânicos provenientes da agricultura familiar na alimentação escolar nos municípios do Rio Grande do Sul (RS). Métodos: Estudo transversal com informa-ções obtidas de um questionário encaminhado aos 497 municípios do RS, divididos em 7 mesorregiões, que contemplava: aquisição destes produtos em 2014, princi-pais dificuldades, fatores que influenciam a escolha, certificação e os alimentos ad-quiridos. Resultados: 333 municípios participaram da pesquisa. A compra de produ-tos orgânicos foi constatada em 86 municípios (17,3% do total de municípios do es-tado). As principais dificuldades para a compra desses alimentos foram a baixa quantidade e variedade desses produtos disponíveis no mercado e as principais mo-tivações foram a preocupação com a saúde (91,9%) e formação de hábitos saudá-veis (86%). 61,6% destes municípios relataram que os produtos não tinham certifi-cação ou a desconheciam. Os produtos mais adquiridos foram: alface (45%), laranja (34,1%) e repolho (32,9%). Conclusão: Embora com percentuais baixos, alimentos orgânicos estão sendo incluídos na alimentação escolar do Estado. Contudo, ainda há necessidade de articulação entre responsáveis técnicos, agricultores familiares e demais envolvidos no processo para que essa prática seja desenvolvida e efetivada, garantindo o atendimento aos requisitos da SAN.
Abstract Introduction: Organic food and its insertion for The Brazilian School Nutrition Pro-gram (PNAE) are articulated as strategic axes guarantee Food and Nutrition Security (FNS). Objectives: To analyze the insertion of organic food from small farmers in school feeding in the municipalities of Rio Grande do Sul (RS). Methods: A cross-sectional study with information obtained in this study comes from an electronic questionnaire sent to 497 municipalities in the RS, divided into 7 mesoregions, which included: if there buying these products in 2014, main difficulties, factors influencing the choice, certification and purchased food. Results: In total there were 333 re-sponses. The purchase of organic products was observed in 86 municipalities (17.3% of all municipalities in the state). The main difficulties with orders that are processed are low quality and variety of these products on the market and the main reason was a concern for health (91.9%) and forming healthy habits (86%). 61,6% of those that reported claim that they were unaware that the acquired products had no certifica-tion. The most mentioned products were as follows: lettuce (45%), oranges (34.1%), and cabbage (32.9%). Conclusion: Although low percentage, organic foods are be-ing included in the school feeding state. However, there is still need for articulation between technical managers and farmers and others became involved in the process so that this practice can be developed and carried out, ensuring the fulfillment of SAN requirements.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143743
Arquivos Descrição Formato
000997915.pdf (526.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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