Repositório Digital

A- A A+

A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes

.

A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A arte por trás dos leões : a direção de arte dos anúncios premiados em Cannes
Autor Kubo, Alexandre Kazuo
Orientador Kowarick, Adriana Coelho Borges
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Anúncio publicitário
Direção de arte
[en] Advertising art direction
[en] Cannes
[en] Printed ads
[en] Trend
Resumo Este estudo tem como objetivo principal verificar se há um estilo de direção de arte publicitária aplicada em anúncios impressos que atualmente se destaque dentre os demais. Sendo assim, buscou-se amostragem no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, pois é o atual responsável por determinar as tendências do mercado. Essa amostragem foi formada por anúncios impressos premiados na categoria Press do Festival de Cannes nas edições de 2014 e 2015 a fim de compor um corpus atual e significativo para esta análise, sendo assim resultando em 25 campanhas diversificadas e vindas de diversos países. Estas análises foram feitas a partir de uma metodologia baseada em revisão bibliográfica e análise de imagem a partir de uma categorização pré-estabelecida entre as principais técnicas utilizadas, como a fotografia, a fotomanipulação, a ilustração, o 3D, o texto e o artesanato.
Abstract This study aims at verifying if there is an advertising art direction style applied in printed ads that currently stands out among the others. For this, we search for samples at the Cannes Lions International Festival of Creativity, that is responsible for determining the current market trends. This sample was made up of award-winning print ads in the category Press at the Cannes Festival in 2014 and 2015 editions in order to compose a current and significant corpus for this analysis, thus resulting in 25 campaigns that came from different countries. These analyzes were made from a methodology based on literature review and image analysis from a pre-established categorization of the main techniques used, such as photography, photo manipulation, illustration, 3D, text and craft.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147519
Arquivos Descrição Formato
000999018.pdf (8.711Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.