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Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências

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Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências

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Título Definição do posicionamento de marca para microempresa especializada em reparos e reformas em residências
Autor Santos, Nícolas Almeida dos
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Marketing
Microempresa
[en] Market analysis
[en] Marketing
[en] Positioning
[en] Renovations and repairs in homes
Resumo O presente trabalho apresenta como base de estudo a definição de posicionamento em Porto Alegre e Região Metropolitana da empresa especializada em reformas e reparos em residências chamada Comercial Lopes. Inicialmente, o mercado em questão foi contextualizado e foram apresentados seus principais players, bem como principais problemas e oportunidades. Após, foram introduzidas referências teóricas que buscam elucidar os conceitos de marketing, segmentação de clientes, posicionamento e reposicionamento de mercado. Foi utilizada como metodologia para alcance dos objetivos do trabalho a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo a coleta de dados realizada através de 8 entrevistas em profundidade semiestruturadas com Proprietários de imóveis, Inquilinos e Imobiliárias (todos com envolvimento com a empresa estudada). Com base nas informações coletadas, apresenta-se o mapa de comparação entre os atributos de paridade e diferenciação entre a Comercial Lopes e sua concorrência na visão dos diferentes atores estudados ao longo da pesquisa. Concluiu-se que a Comercial Lopes necessita de ajustes em seu posicionamento de mercado, ressaltando ao público seus principais diferenciais (Qualidade do Serviço, Agilidade e Profissionalismo), os quais não são salientados atualmente.
Abstract This paper studies how to define the positioning in Porto Alegre and Metropolitan Region area for a company specialized in renovations and repairs in homes called Comercial Lopes. Initially, the market in question was contextualized and presented its key players as well as key problems and opportunities. After, theoretical references were introduced and explained the concepts of marketing, customer segmentation, market positioning and repositioning. The methodology used for achieving the work goals was exploratory qualitative, having data collection performed by 8 semi-structured depth interviews with property owners, tenants and real estate (all involvement with the company studied). By the information collected, the paper presents the comparison map between the attributes of parity and differentiation between Comercial Lopes and its competitors in view of the different actors studied during the research. It was concluded that the Comercial Lopes needs to review its market positioning, emphasizing the public its key differentiators (Quality of Service, Agility and Professionalism) which are not currently highlighted.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/148503
Arquivos Descrição Formato
001002854.pdf (1.590Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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