Repositório Digital

A- A A+

Proposta de educação ambiental: a educação ambiental integral no ambiente escolar e seus pressupostos éticos e sociais

.

Proposta de educação ambiental: a educação ambiental integral no ambiente escolar e seus pressupostos éticos e sociais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de educação ambiental: a educação ambiental integral no ambiente escolar e seus pressupostos éticos e sociais
Autor Bonacina, Fabrício Ramires
Orientador Rego, Nelson
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Assunto Ecocentrismo
Ecoeficiência
Educação ambiental
[en] Ecocentric
[en] Ecoefficiency
[en] Environmental Education
Resumo Partindo do pressuposto de que uma nova ética socioambiental se faz necessária e da necessidade de uma lógica ecocêntrica, esta pesquisa objetivou através da lei 9795/99 do Plano Nacional de Educação Ambiental propor novas práticas de educação do meio ambiente nas escolas. A proposta desta pesquisa visa a complementação e a integração de práticas sustentáveis como a implantação de pontos de coleta seletiva nas escolas, comercialização dos resíduos sólidos, compostagem dos resíduos orgânicos e a implementação de hortas escolares. As aplicações dos recursos obtidos nestas atividades podem ser convertidas em equipamentos que proporcionem qualidade de vida aos discentes, bem como melhorias na estrutura predial e arquitetônica das escolas visando à ecoeficiência energética. Tal projeto apoia-se na ação prática e na formação de multiplicadores lembrando que a Educação Ambiental é tratada como tema transversal, cabível nas mais diversas disciplinas.
Abstract Starting from the assumption that a new socio-environmental ethics becomes necessary and with an ecocentric logic, this research aimed through the law 9795/99 of the National Environmental Education Plan to propose new practices of environmental education in schools. The purpose of this research is to complement and integrate sustainable practices such as the implementation of selective collection points in schools, commercialization of solid waste, composting of organic waste and the implementation of school gardens. The applications of the resources obtained in these activities can be converted into equipments that provide quality of life to the students, as well as improvements in the buildings of schools aiming at eco-efficiency. This project supports the practical action and training of multipliers remembering that Environmental Education is treated as a transversal theme, applicable in the most diverse disciplines.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156592
Arquivos Descrição Formato
001015872.pdf (953.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.