Repositório Digital

A- A A+

Literatura na sala de aula : formando sujeitos leitores

.

Literatura na sala de aula : formando sujeitos leitores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Literatura na sala de aula : formando sujeitos leitores
Autor Kothe, Ana Júlia
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Ensino de literatura
Ensino e aprendizagem
Formação de leitores
Leitura
Pessoa, Fernando, 1888-1935
Prática social
[en] Education
[en] Literature
[en] Reading experiences
[en] Social practices
Resumo A proposta desse trabalho é refletir sobre o ensino de literatura nas escolas brasileiras a partir de experiências de leituras literárias. A educação escolar tem papel fundamental na formação de cidadãos críticos e participativos em uma sociedade, sendo as aulas de literatura de extrema importância, pois, é onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar e compartilhar práticas sociais de leitura. Para isso, portanto, é necessário que o professor realize uma seleção das obras literárias a serem trabalhadas durante todo o Ensino Médio da Educação Básica. Ao longo do trabalho, destaco como esse método é realizável através de práticas de leitura a partir da poesia de Fernando Pessoa – seleção da obra realizada pela lista de leituras obrigatórias do concurso de vestibular UFRGS 2017. Desse modo, e trabalhando com a atualidade da obra (não com a contemporaneidade), contribui-se para a formação de leitores literários.
Abstract The purpose of this work is to reflect on literature teaching in Brazilian schools based on literary reading experiences. School education has an essential role in the development of critical and engaged citizens in a given society, thus, literature classes are extremely important because it is when students have the opportunity to experience and share reading social practices. For this is necessary that the teacher prepares a selection of literary works to be studied during the whole high school and elementary school. In this work, by focusing on Fernando Pessoa’s poetry, I highlight how such method is viable through reading practices – selection of literary work carried out by the list of required reading vestibular contest UFRGS 2017. Thus, and working constantly with the book’s current aspects (not with contemporaneity), it contributes to the improvement of literary reader’s education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156937
Arquivos Descrição Formato
001016203.pdf (833.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.