Statistics
|
To access or cite this item use:
http://hdl.handle.net/10183/15765
| Title | Avaliação da quantidade de sal oferecido no almoço dos funcionários de um hospital público de Porto Alegre |
| Author |
Capalonga, Roberta
|
| Advisor |
Oliveira, Ana Beatriz Almeida de
|
| Date | 2007 |
| Level | Graduação |
| Institution | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição. |
| Subject |
Cloreto de sódio na dieta
Dieta Hospitais Serviços de alimentação |
| Abstract in Portuguese | INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial é considerada ao mesmo tempo, uma doença e um fator de risco, representando um dos maiores desafios em saúde pública. A ingestão de sal (cloreto de sódio) vem sendo há muito tempo considerada importante fator no desenvolvimento e na intensidade dessa doença. OBJETIVO: Avaliar a quantidade de sal oferecido no almoço dos funcionários de um Hospital Público de Porto Alegre. PROCEDIMENOS METODOLÓGICOS: Estudo descritivo que avaliou o per capita de sal das preparações referentes ao almoço servido aos funcionários do hospital. Analisou-se o per capita de sal das carnes, do arroz, das leguminosas e das guarnições, através da análise das fichas técnicas. Para análise estatística utilizouse média e desvio padrão. RESULTADOS: Foram analisados 19 cardápios. O valor médio de sal nas refeições foi de 4,97(±0,88)g, representando 82,83% do valor diário recomendado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador. As carnes foram as que obtiveram maior valor per capita médio, que foi de 1,67(±0,31)g, seguido pelo arroz, 1,48g, as guarnições apresentaram um per capita médio de 1,07(±0,25)g, e por último, as leguminosas, com 0,68(±0,28)g.CONCLUSÃO: A partir dos resultados contatou-se que a quantidade de sal oferecido excede o valor diário recomendado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ressalta-se a importância de mais estudos nessa área, assim como a importância do trabalho do nutricionista numa Unidade de Alimentação e Nutrição, planejando ações educativas e auxiliando no combate e/ou controle de doenças. Cabe lembrar que a partir dos resultados deste estudo já está ocorrendo uma redução de 25% do per capita de sal das preparações da unidade pesquisada. |
| Type | Trabalho de conclusão de graduação |
| URI | http://hdl.handle.net/10183/15765 |
| Files | Description | Format | View |
|---|---|---|---|
| 000631419.pdf (146.1Kb) | Texto completo | Adobe PDF |
View/ |
This item is licensed under a Creative Commons License