Repositório Digital

A- A A+

Buscando a competitividade na cadeia de suprimentos de uma EMS (Electronics Manufacturing Services) Brasileira

.

Buscando a competitividade na cadeia de suprimentos de uma EMS (Electronics Manufacturing Services) Brasileira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Buscando a competitividade na cadeia de suprimentos de uma EMS (Electronics Manufacturing Services) Brasileira
Autor Sebem, Françoise
Orientador Dinato, Monique Revillion
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão Empresarial.
Assunto Administração de materiais
Cadeia de suprimentos
Custos : Análise do custo
Fornecedor : Suprimento
Gestão empresarial
Mercado global
Tomada de decisão
Resumo Em geral, a procura pelo mercado asiático está cada vez maior, tanto para compra de matériaprima como para a fabricação de produtos, nos mais diversos setores produtivos. A EMServiços Eletrônicos, que é uma indústria de manufatura contratada, está enfrentando uma situação que faz com que ela repense o seu gerenciamento da cadeia de suprimentos como um todo. Muitos dos seus clientes estão pressionando a EMServiços a reduzir seus preços, pois estes não estão sendo mais competitivos em relação aos valores oferecidos pelo mercado asiático. O valor do total do produto realizado por uma indústria de manufatura contratada, geralmente, está dividido da seguinte forma: 40% do valor é composto pela margem, mão-de-obra e impostos, e o restante, 60% do valor do produto é a matéria-prima. Desta forma, este cálculo justifica o foco da redução dos custos no suprimento da matéria-prima. Atualmente, grande parte da matéria-prima é adquirida nos Estados Unidos, de distribuidores autorizados americanos, os quais realizam suas compras no mercado asiático (onde fica grande parte dos fabricantes de componentes eletrônicos). Estes distribuidores têm um diferencial a oferecer: eles possuem bons prazos de pagamento e mantém estoques para fornecimento imediato. É possível obter preços de componentes eletrônicos muito mais competitivos que nos Estados Unidos, através da compra de matéria-prima em distribuidores ou diretamente dos fabricantes asiáticos, mas em contrapartida, esta forma de fornecimento não oferece prazo de pagamento e nem garantia de disponibilidade de estoque, muitas vezes dispondo de um alto lead time (tempo de fabricação) de fornecimento. A proposta de um dos Diretores da EMServiços Eletrônicos para esta maior competitividade é a abertura de um escritório na China para o desenvolvimento de novos fornecedores e a viabilização da compra direta com os fabricantes de componentes eletrônicos e/ou distribuidores autorizados asiáticos. Esta questão está inserida diretamente no aperfeiçoamento da Gestão da Cadeia de Suprimentos como um todo, e para que isto seja alcançado com excelência, é necessário analisar 4 aspectos bem complexos que Simchi-Levi (2003) cita em seu livro e que este trabalho detalha mais adiante. Estes aspectos têm grande relevância e devem ser considerados. Os atuais clientes da EMServiços Eletrônicos estão pressionando cada vez mais a empresa para a redução de preços nas suas placas montadas, sendo que alguns já efetivaram a migração de parte da fabricação de seus produtos para Ásia. Isto faz com que a EMServiços busque alternativas de suprimentos com custos mais baixos e com a mesma qualidade o mais rápido possível. O grande dilema que a EMServiços está passando neste momento é buscar no mercado asiático o suprimento da sua matéria-prima através de um escritório na China ou a manutenção dos fornecedores e das instalações atuais?
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/159128
Arquivos Descrição Formato
000646885.pdf (182.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.