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Gestão da informação em mapeamento logístico de correspondências : um estudo de caso nos Correios do Rio Grande do Sul

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Gestão da informação em mapeamento logístico de correspondências : um estudo de caso nos Correios do Rio Grande do Sul

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Título Gestão da informação em mapeamento logístico de correspondências : um estudo de caso nos Correios do Rio Grande do Sul
Autor Rosa, Heron Flores da
Orientador Janissek-Muniz, Raquel
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Correios
Gestão da informação
Logística
Rio Grande do Sul
[en] Correios
[en] Information management
[en] Mapping logistics
[en] Matches simple
[en] Rio Grande do Sul
Resumo Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de realizar o mapeamento logístico e a análise da gestão da informação relacionada aos processos de correspondências simples que são executados na Diretoria Regional do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa sob a forma estudo de caso, e a coleta de dados ocorreu por meio de observação participante, complementada de análise documental. O mapeamento e a gestão das informações foram desenvolvidos sob as seguintes perspectivas: principais serviços e produtos, principais clientes, a gestão do processo principal e os de apoio e a gestão da informação. O estudo constatou a existência de informações importantes para a cadeia produtiva, capazes de dar subsídios ao planejamento das operações para as unidades envolvidas. Na conclusão constata-se a necessidade do desenvolvimento de um Sistema de Informação Gerencial, disponibilizando e conectando as informações de cada etapa do processo. Mostrou-se também a necessidade de alavancar as informações dos documentos de postagem das receitas a faturar. Como fechamento das recomendações foi citada a replicação desse tipo de estudo para buscar a melhor relação cliente-fornecedor, desde as unidades de captação até as unidades de distribuição, além do aprimoramento do fluxo de informações entre o CTC Porto Alegre e os demais centros de tratamento do país.
Abstract This research aims to complete the mapping logistics and analysis of information management related to cases of simple matches that run in the Regional Directors of Rio Grande do Sul. Methodology, qualitative research is in the form of case studies and the collection of data is by means of participant observation, complemented of documentary analysis. The mapping and information management have been developed under the following headings: main products and services, major customers, management of the main proceedings and the support and information management. The study found that there is important information for the production chain, capable of giving subsidies to the planning of operations for the units involved. In conclusion there is a need for development of a Management Information System, providing information and connecting every stage of the process. It also showed the need to leverage information from documents to post revenues of the bill. As closure of the recommendations was said to replicate this type of study to get the best customer-supplier relationship, since the units to capture up to the units of distribution, in addition to improving the flow of information between the CTC Porto Alegre and the other centers for treatment of the country.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18070
Arquivos Descrição Formato
000685831.pdf (799.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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