Repositório Digital

A- A A+

Aulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamental

.

Aulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamental
Autor Pereira, Mery Stéfani Leivas
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Disciplina escolar
Ensino fundamental
Resumo Disciplina escolar é uma das temáticas que mais preocupam a escola atualmente. Em meu estágio docente em ciências, sofri muitas interferências por parte da escola e da professora-titular que visavam, provavelmente, manter a “ordem” na sala de aula. Assim, decidi investigar se a maneira tradicional de se ensinar pode estar relacionada a um mecanismo de controle dos alunos, conformando-os às regras disciplinares (dispositivo disciplinador-conformador). Este trabalho também visa compreender como os alunos reagem a tentativas de disciplinamento dos professores, assim como o porquê de tais reações. Foram realizadas idas a campo para entrevistar alunos de sexta série de duas escolas públicas de Porto Alegre. A escolha dos alunos foi feita de forma aleatória e as entrevistas continham perguntas abertas. A coleta de dados foi de caráter qualitativo, sendo que os resultados foram recolhidos em forma dissertativa para posterior análise. O número de entrevistas necessárias foi estabelecido ao longo da coleta de dados. Percebe-se que alguns professores amparam-se em aulas tradicionais com o intuito de disciplinar os alunos. Porém, isso não significa que os alunos que se consideram disciplinados se interessem por essas aulas ou as estejam compreendendo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18653
Arquivos Descrição Formato
000730434.pdf (230.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.