Navegação Ciências Humanas por Autor "Pacievitch, Caroline"
Resultados 1-20 de 23
-
Arranjos : laborações da História na formação docente
Bechler, Rosiane Ribeiro; Pacievitch, Caroline; Bonete, Wilian Junior; Szlachta Junior, Arnaldo Martin (2022) [Artigo de periódico]Este artigo pretende contribuir para a problematização dos limites e possibilidades dos podcastscomo materiais didáticos e de divulgação científica, elaborados e/ou apropriados no contexto de formação de professoras e ... -
Aulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de história
Pacievitch, Caroline (2021) [Artigo de periódico]Esse texto apresenta a constituição de um projeto de pesquisa, inspirado no Grup de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials (Gredics), como forma de homenagem aos escritos e ensinamentos de Joan Pagès. Trata-se de um ... -
Conexões entre escola e universidade : o Pibid e as estratégias de residência docente
Seffner, Fernando; Meinerz, Carla Beatriz; Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pacievitch, Caroline; Pereira, Nilton Mullet (2015) [Artigo de periódico]O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de História promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul ... -
Conhecimento didático e formação de professores de história : contribuições para a teoria e a prática
Pacievitch, Caroline (2017) [Artigo de periódico]Este artigo discute a relação entre teoria e prática da formação de professores, defendendo a premissa de que professores constroem conhecimentos de caráter didático. Discutem-se possibilidades teóricas levantadas pelas ... -
Diálogos sobre política, utopía y formación de profesores de historia
Pacievitch, Caroline; Cerri, Luis Fernando (2014) [Artigo de periódico]La formación de profesores de Historia/ciencias sociales y su relación con la política y las utopías, desde el punto de vista de autores académicos de Brasil, Chile, Argentina y Uruguay es el tema de este texto. La elaboración ... -
Editorial
Pacievitch, Caroline; Méndez, Natalia Pietra (2018) [Texto de apresentação/encerramento] -
Ensinar e aprender história em tempos de (des)esperanças : apresentação da seção temática “Os desafios de ensinar e aprender história no tempo presente”
Pacievitch, Caroline; Andrade, Juliana Alves de; Rossato, Luciana (2021) [Texto de apresentação/encerramento] -
Ensinar história [entre]laçando futuros
Pereira, Nilton Mullet; Gil, Carmem Zeli de Vargas; Seffner, Fernando; Pacievitch, Caroline (2020) [Artigo de periódico]O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do ... -
Esquerda ou direita? professores, opção política e didática da história
Pacievitch, Caroline; Cerri, Luis Fernando (2016) [Artigo de periódico]Discute-se neste texto o tema das opções políticas de professores de história e suas implicações para a docência. Questiona-se: existem relações entre a opção política e as escolhas didáticas de um professor de história? ... -
Formação docente em história : conhecimentos sensíveis, memórias e diálogos
Seffner, Fernando; Pereira, Nilton Mullet; Pacievitch, Caroline; Gil, Carmem Zeli de Vargas (2018) [Artigo de periódico]O presente texto apresenta registros de cenas e situações vividas pelos autores na tarefa de formação docente, inicial ou continuada, extraídas de um projeto coletivo de pesquisa pautado na etnogra& a de elementos da cultura ... -
Formar-se professor de História no Brasil : desafiar o presente e sonhar o futuro
Pacievitch, Caroline; Pereira, Nilton Mullet; Seffner, Fernando; Gil, Carmem Zeli de Vargas (2023) [Artigo de periódico]O artigo analisa desafios e aspirações de ser formadores(as) de professor ou professora de História no Brasil. Os autores são docentes que orientam estágios em Ensino de História em curso de licenciatura em universidade ... -
Linhas de criação em uma aula de história : o paradoxo do pensamento diante do dispositivo de banalização
Pacievitch, Caroline; Pereira, Nilton Mullet (2021) [Artigo de periódico]Esse artigo discute a aula de história como oportunidade para pensar e problematizar o tempo, a partir das criações dos docentes. Tal oportunidade se constrói na mediação com os jovens e suas culturas, com os conhecimentos ... -
O Observatório do cotidiano : memórias da Vila Dique 2015
Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pacievitch, Caroline; Wobeto, Débora; Santos, Sérgio Ferrarini (2017) [Artigo de periódico] -
Patrimônio cultural e ensino de história : experiências na formação de professores
Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pacievitch, Caroline (2015) [Artigo de periódico]Este artigo tem por objeto as relações entre formação de professores de história, patrimônio cultural e ensino de história a partir de experiências realizadas na disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação ... -
Pensar historicamente com a educação patrimonial : um não-guia
Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pacievitch, Caroline; Perussatto, Melina Kleinert (2022) [Artigo de periódico]No presente artigo, compartilhamos inquietações e reflexões sobre o pensar historicamente com Educação Patrimonial, a partir de nossa atuação como professoras da disciplina de Estágio de Docência em História - Educação ... -
Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos
Pacievitch, Caroline; Oliveira, Amanda Gabriela Rocha (2020) [Artigo de periódico]O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -Pibid História, com ... -
Professores de História e sua relação com a política : uma abordagem comparativa na América do Sul
Pacievitch, Caroline; Cerri, Luis Fernando (2015) [Artigo de periódico]Este texto apresenta resultados preliminares de uma pesquisa vinculada ao Projeto “Jovens e História no MERCOSUL”, que tem por objetivo oferecer um panorama estatístico e comparado (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e ... -
Os sentidos mínimos da aula de História o anticapitalismo
Pacievitch, Caroline; Pereira, Nilton Mullet (2024) [Artigo de periódico] -
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pacievitch, Caroline; Rodrigues, Mara Cristina de Matos (2017) [Artigo de periódico]O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta ... -
Teoria, metodologia e história ensinada : miradas a partir do Pibid
Gil, Carmem Zeli de Vargas; Pacievitch, Caroline; Rodrigues, Mara Cristina de Matos (2017) [Artigo de periódico]O artigo propõe reflexões sobre o Ensino de História na interseção com a Teoria e Metodologia da História, pensada como parte indissociável do planejamento de aulas de história na educação básica. Analisa-se uma proposta ...