Repositório Digital

A- A A+

Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia

.

Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
Outro título On the planning of engineering design, hypermedia and E-learning-by-doing: pedagogical tools for engineering education
Autor Timm, Maria Isabel
Schnaid, Fernando
Amoretti, Maria Suzana Marc
Resumo O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia.
Abstract This work resumes new Engineering Education needs to XXI Century, including muldisiciplinar approaches, team work and dynamic pedagogic models to integrate theoretical and practice contents, besides strong mathematics and technical skills. It suggests the use of new educational technologies, like hypermedia and distance education, as a good and stimulating cognitive environment to test new educational approaches and discusses the possible use of Roger Shankís (2002) e-learning-by-doing model to learn and teach Engineering projects, through distance education.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 39-57
Assunto Ambiente de aprendizagem
Engenharia
Ensino
Ensino à distância
Hipermídia
Inovação tenológica
[en] Distance education
[en] E-learning-by-doing
[en] Engineering projects
[en] Engineering teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20998
Arquivos Descrição Formato
000422110.pdf (92.56Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.