Repositório Digital

A- A A+

Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana

.

Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
Autor Loula, Andrezza Giovanna
Orientador Barros, Ana Taís Martins Portanova
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Moda
Representação do feminino
Resumo O presente trabalho tem como tema a questão da representação feminina na publicidade da marca italiana Dolce&Gabbana. Dois são seus eixos principais, a moda e a mulher. Aborda-se em um primeiro momento a noção da moda enquanto sistema calcado na lógica do efêmero e sua relação com a percepção do tempo. Dentro deste campo, são discutidas as correlações entre sujeito, vestimenta e corpo. Parte-se em seguida para um levantamento histórico da representação da mulher dentro da imprensa feminina. Circunscrevendo mais ainda, é levantada a questão da redução da mulher ao seu corpo e seu subseqüente silêncio dentro da propaganda. Continuando nos limites do discurso publicitário, definem-se dois arquétipos básicos da representação feminina, a saber, a virgem e a prostituta. Retornando ao domínio da moda, é dedicado um capitulo à apresentação de Dolce&Gabbana, compreendendo desde o histórico até a linha criativa da marca, passando por sua definição de mulher. Chegando por fim à análise, toma-se como objeto de estudo a campanha de Outono/Inverno 2007 da já citada grife. O método de trabalho é calcado na semiologia e concentra-se na decifração do mito. Assim sendo, são colocados em pauta a apreensão da marca enquanto estilo, e da roupa como clausura, além das correlações entre a nudez do corpo e o complexo de castração, e da cor vermelha enquanto percepção de violência. Chega-se, assim, à associação da mulher de Dolce&Gabbana com a mitologia das amazonas, e aos intercruzamentos entre fetiche, mulher, passado e futuro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22756
Arquivos Descrição Formato
000740563.pdf (2.792Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.