Repositório Digital

A- A A+

Apropriação de comunidades virtuais : como uma marca se apropria de uma comunidade virtual para promover um produto

.

Apropriação de comunidades virtuais : como uma marca se apropria de uma comunidade virtual para promover um produto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Apropriação de comunidades virtuais : como uma marca se apropria de uma comunidade virtual para promover um produto
Autor Demutti, Edgar Bosak
Orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Co-orientador Consoni, Gilberto Balbela
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Comunicação virtual
Marca
Redes sociais
Resumo O Nike+ é um site de rede social criado de forma a permitir uma maior interação entre os usuário de uma comunidade já existente, a de corredores amadores ou profissionais. A Nike, conhecida marca de calçados e roupas criou esse site de forma a divulgar e comercializar um de seus produtos, e dessa forma também, se apropriar dessa comunidade para ter uma maior vitrine para seus produtos voltados a um mercado específico, de nicho. Mas como se deu essa apropriação? O site realmente funciona como uma plataforma de suporte para esta comunidade? De que forma se dá a promoção desses produtos dentro da comunidade de forma a não interferir na formação e interação da mesma? Para responder estas perguntas, foi feita uma observação de conteúdo do site Nike+ e levantamento de dados de interação e divulgação da marca, bem como uma análise da interface do site de forma a mostrar as ferramentas disponibilizadas para interação de um grupo social. Dentre os resultados obtidos nesta análise destaca-se a apropriação de uma comunidade já existente pela marca, mas sem interferir na formação da mesma, apenas oferendo suporte e divulgação de produtos contextualizada e de forma não intrusiva no uso diário da ferramenta.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22759
Arquivos Descrição Formato
000740567.pdf (5.931Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.