Repositório Digital

A- A A+

Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino

.

Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
Autor Borges, José Humberto Martins
Orientador Favero, Teresinha Oliveira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Educação popular
Ensino de línguas
Língua portuguesa
[en] Popular education
[en] Portuguese language teaching
[en] Teacher education
Resumo Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor.
Abstract This essay contains the report of my teaching practicum which aims to think about Portuguese language teaching and some methodological tenets for its teaching/learning. The study is based on an almost six year experience as a Portuguese teacher at Projeto Educacional Alternativa Cidadã (a popular pré-vestibular course for low class students). This report does not mean to suggest a model, but to prove the importance of a practicum activity in teacher education. The report endeavors to evince the teacher's necessity of pondering on his actions and applying a methodology considering his public and his context. Some essays written by students are presented in order to prove their progress. In the first chapter some theory tenets based on Paulo Freire and Vigotsky are discussed. In the second chapter this six year practice will be reported, as well as the gradual stance changing while the teacher developed a better contact with students' reality. In conclusion, a pondering on how this experience contributed for the development of a new teacher posture and methodology.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25999
Arquivos Descrição Formato
000755358.pdf (628.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.