Repositório Digital

A- A A+

Entre práticas ecológicas e religiosas : uma etnografia da experiência de caminhadas junto a ecoturistas e peregrinos

.

Entre práticas ecológicas e religiosas : uma etnografia da experiência de caminhadas junto a ecoturistas e peregrinos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre práticas ecológicas e religiosas : uma etnografia da experiência de caminhadas junto a ecoturistas e peregrinos
Autor Toniol, Rodrigo Ferreira
Orientador Steil, Carlos Alberto
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Ecoturismo
Religião
Resumo Este trabalho é uma etnografia sobre a experiência de caminhadas em dois grupos distintos: o Ecocaminhantes e a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago do Rio Grande do Sul (ACASARGS). Procuro, aqui, compreender como na experiência dos caminhantes, em ambos os grupos, podem estar sobrepostos sentidos relacionados aos hábitos ecológicos e religiosos. Para tanto, privilegia-se na narrativa etnográfica as motivações, interesses e experiências dos caminhantes, buscando apreender os múltiplos sentidos atribuídos ao caminhar, que abriga significados distintos e mesmo contraditórios. A construção teórico-metodológica desta análise sedimenta-se na proposta do paradigma da corporeidade de Thomas Csordas que pretende, sobretudo, traduzir a fenomenologia para o campo antropológico e assim colapsar dicotomias como mente/corpo, natureza/cultura e sujeito/objeto.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26033
Arquivos Descrição Formato
000755012.pdf (539.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.