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Utilização de dinamômetro de rolo de baixa potência em veículo supereconômico

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Utilização de dinamômetro de rolo de baixa potência em veículo supereconômico

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Título Utilização de dinamômetro de rolo de baixa potência em veículo supereconômico
Outro título Utilization of a low-power roll dynamometer in a low fuel consumption vehicle
Autor Dornelles, Renato Tonin
Orientador Laranja, Rafael Antonio Comparsi
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Dynamometer
[en] Low fuel consumption vehicle
[en] Resistance to motion
Resumo O presente trabalho visa auxiliar o desenvolvimento de um veículo supereconômico pelo Departamento de Engenharia Mecânica. Buscando tecnologias para a redução do consumo de combustível, procurou-se a melhoria da eficiência através da redução de perdas. Foram realizados testes em um protótipo produzido pela ULBRA em um dinamômetro de rolo de baixa potência, tendo como principal parâmetro de referência a potência do motor. Foram feitas seis medições com diferentes parâmetros de lubrificação, peso e pressão de pneus, com o objetivo de analisar as diferenças presentes na potência. Avaliando as incertezas de medição presentes nos resultados finais, pode-se afirmar que a maior pressão nos pneus traseiros (50 PSI), a lubrificação das correntes e rolamentos e o menor peso possível no chassi representam um aumento na potência na roda para uma mesma posição do pedal do acelerador.
Abstract This work seeks to support the development of a low fuel consumption vehicle for the Department of Mechanical Engineering. Searching for technologies to reduce fuel consumption, it was looked to improve the efficiency by reducing losses. Tests were conducted on a prototype produced by ULBRA on a low-power roll dynamometer, having the engine power as the main benchmark parameter. Six measurements were made with different parameters of lubrication, weight and tire pressure, with the aim of analyzing the differences present in the power. Evaluating the measurement uncertainty present in the final results, it can be said that the greatest pressure on the rear tires (50 PSI), the lubrication of chains and bearings and the lowest weight possible in the chassis represents an increase in power at the wheel for the same throttle position.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27529
Arquivos Descrição Formato
000765347.pdf (531.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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