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O twitter como ferramenta de marketing em bibliotecas nacionais Ibero-americanas

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O twitter como ferramenta de marketing em bibliotecas nacionais Ibero-americanas

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Título O twitter como ferramenta de marketing em bibliotecas nacionais Ibero-americanas
Autor Santos, Fernanda Becker Handke dos
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca pública
Marketing online
[en] National library of Brazil
[en] Public library
[en] Twitter
[en] Web 2.0
[en] Webmarketing
Resumo Analisa a utilização do Twitter pelas bibliotecas nacionais latino-americanas e tem por objetivo principal apresentar o microblog como ferramenta dinâmica de Webmarketing em bibliotecas. Para tanto, fundamenta teoricamente os seguintes assuntos: ciberespaço; internet no Brasil e no mundo; Web 2.0; blogs; microblogs; Twitter; Biblioteca 2.0; Webmarketing; Biblioteca Pública; Webmarketing em bibliotecas. Emprega metodologia de cunho qualitativo, de forma que os dados quantitativos apenas são utilizados como base para as análises qualitativas, e caracteriza-se por uma pesquisa exploratória. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário online, aplicado nas 19 bibliotecas nacionais da Ibero-América, além da análise manual do perfil no Twitter das bibliotecas – dentre os sujeitos da pesquisa – que o possuíam. Levanta dados sobre a freqüência de postagens no microblog por parte dessas bibliotecas, o tipo de informações que são divulgadas, há quanto tempo o Twitter é utilizado, nível de interatividade com os usuários por meio da ferramenta, dentre outros. Conclui que há um reconhecimento, por parte das instituições participantes da pesquisa, de que a utilização do microblog contribui para a maior visibilidade das mesmas frente à comunidade. Também avalia que, em comparação com as bibliotecas nacionais ibero-americanas que já utilizam o Twitter, a Fundação Biblioteca Nacional, do Brasil, tem se destacado com uma excelente utilização da ferramenta à luz do Webmarketing. Muito, porém, ainda necessita ser estudado e desenvolvido nesta área, uma vez que a Biblioteconomia é carente de pesquisas relacionadas à Web Social. Assim, recomenda a ampliação do presente estudo para outros tipos de bibliotecas, a aplicação de pesquisas que verifiquem quais ferramentas são mais utilizadas em quais tipos de bibliotecas, além de estudos que comparem o crescimento e a popularidade de bibliotecas que utilizam a Web 2.0 com bibliotecas que não têm esta prática.
Abstract This paper analyzes the use of Twitter in national Latin American libraries and has as its principal objective to present the microblog as a dynamic web marketing tool in libraries. Therefore, the following subjects have been theoretically based: cyberspace, Internet in Brazil and in the world; Web 2.0; blogs; microblogs; Twitter; Library 2.0; Webmarketing; Public Library; Webmarketing in libraries. A qualitative methodology has been applied so that the quantity data is used solely as a basis for the qualitative analysis, characterized by an exploratory research. An online questionnaire was used as an instrument for collecting data, applied on 19 national Ibero-American libraries, besides a manual analysis of the Twitter profile in libraries that were researched as well as the ones that use it as a tool. This work brings forth information on the frequency of microblog postings made by libraries, the type of information disclosed, how long has Twitter been used, the level of user interactivity, as well as others. It has been concluded that the institutions participating in the research acknowledge that the use of a microblog contributes to making the library more visible to the community. In the comparison between national Ibero-American libraries that already use Twitter, the National Library Foundation of Brazil has been outstanding with an excellent usage of this tool in face of Webmarketing. However, there is much to study and to develop in this area once Library Science is in need of research related to the social web. Therefore, the expansion of the present study on other types of libraries is recommended as well as the application of research that verifies which tools are mostly used in what types of libraries, besides studies that compare the growth and popularity of those that use the Web 2.0 with those that do not.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27828
Arquivos Descrição Formato
000766877.pdf (1.182Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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