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Tramas, teias e jogos dramáticos em Edward Albee, Patrick Marber e Mike Nichols

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Tramas, teias e jogos dramáticos em Edward Albee, Patrick Marber e Mike Nichols

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Título Tramas, teias e jogos dramáticos em Edward Albee, Patrick Marber e Mike Nichols
Autor Zanesco, Liane Mroginiski
Orientador Oliveira, Ubiratan Paiva de
Data 2010
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Albee, Edward, 1928-
Cinema e literatura
Drama
Literatura comparada
Marber, Patrick, 1964-
Nichols, Mike
Transtextualidade
[en] Cinema
[en] Comparative literature
[en] Drama
[en] Dramatic game
[en] Mimetic genre
[en] Transtextuality
Resumo O presente trabalho explora a questão da interdisciplinaridade e da transposição de obras literárias para o cinema. Focalizando a adaptação de textos dramáticos ao cinema, o estudo propõe em um primeiro momento uma investigação teórica sobre gênero ficcional mimético; drama, a partir da perspectiva do jogo dramático como elemento construtor do metadrama implícito e explícito; transtextualidade e cinema. Num segundo momento, a investigação analisa dois textos dramáticos, Who’s afraid of Virginia Woolf? , de Edward Albee, e Closer , de Patrick Marber, e suas respectivas transposições para o cinema pelo diretor Mike Nichols, examinando os elementos e recursos que os autores utilizam para construir o jogo dramático. Posteriormente, realizase uma análise comparativa entre os textos dramáticos e entre suas adaptações cinematográficas, buscando pontos de contato e de afastamento entre as obras, priorizando elementos denotadores do jogo dramático, além de características transtextuais que possibilitam a manutenção ou a alteração de significados entre os textos dramáticos e seus respectivos filmes.
Abstract This paper explores interdisciplinary aspects related to the transposition of dramatic texts into films. First, a theoretical investigation is conducted on mimetic genre, transtextuality; on drama, from the point of view of the game as a dramatic element to build implicit and explicit metadrama, and film adaptation. Secondly, this dissertation analyzes two plays, Who's afraid of Virginia Woolf? , by Edward Albee, and Closer , by Patrick Marber, as well as their film adaptations by director Mike Nichols, and examines the elements and features that the authors use to create the dramatic games. Later, the plays and their film adaptations are contrasted in order to investigate elements of dramatic games, and transtextual characteristics that allow the maintenance or the alteration of meaning between the plays and their correspondent films.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/27945
Arquivos Descrição Formato
000765830.pdf (4.655Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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