Repositório Digital

A- A A+

A fala e aparência do necessitado : estratégias de comunicação utilizadas pelos pedintes e vendedores do metrô

.

A fala e aparência do necessitado : estratégias de comunicação utilizadas pelos pedintes e vendedores do metrô

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A fala e aparência do necessitado : estratégias de comunicação utilizadas pelos pedintes e vendedores do metrô
Autor Quevedo, Elisiane da Silva
Orientador Girardi, Ilza Maria Tourinho
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Estratégia de comunicação
Mendicância
[en] Beggar
[en] Communication strategies
[en] Seller
[en] Subway
Resumo Este trabalho tem como tema a comunicação dos pedintes e vendedores do metrô que liga Porto Alegre a uma parte de sua região metropolitana. O objetivo é, por meio de um estudo de características etnográficas, identificar e analisar as estratégias de comunicação utilizadas por esses indivíduos para persuadir, comover e despertar a solidariedade dos passageiros do metrô. Foram descritas e analisadas a atuação de dez pedintes dentro dos vagões e, a partir daí, como base no referencial teórico e em dados obtidos por meio da observação participante, produzida uma reflexão a respeito das formas de comunicação utilizadas por pedinte e vendedores dentro dos vagões do metrô. Nas considerações finais, salienta-se a importância da coerência do discurso e da sua adequação a imagem do pedinte ou vendedor.
Abstract This work has as subject the beggars and sellers on the subway that connects Porto Alegre to parts of its metropolitan area. The objective is, through a study of ethnographic characteristics, to identify and analyze the communication strategies used by these individuals to persuade, touch and arouse solidarity among the subway passengers. The actions of ten beggars inside the wagons were described, and from that, having as basis the theoretic references and data obtained through observation of the writer, a reflexion about the communication strategies used by beggars and sellers inside the subway wagons was produced. On the final considerations, the importance of speech coherence and its adequacy to the beggar's or seller's image is underlined.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28011
Arquivos Descrição Formato
000767658.pdf (652.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.