Repositório Digital

A- A A+

Implementação da ferramenta gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica

.

Implementação da ferramenta gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implementação da ferramenta gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede farmacêutica
Autor Santos, Bárbara Severo dos
Orientador Ten Caten, Carla Schwengber
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] Category management
[en] Medicine
[en] Retail network
Resumo Devido ao crescimento do mercado de varejo farmacêutico, com o objetivo de entender os consumidores, surge a necessidade de desenvolver um diferencial estratégico frente ao mercado. O gerenciamento por categorias é uma das práticas do ECR (resposta eficiente ao consumidor) e possibilita a análise dos produtos trabalhados em grupos de itens que possuam características semelhantes entre si, além de ter a finalidade de atender melhor às necessidades do consumidor. O presente estudo tem o objetivo de estruturar a implementação do gerenciamento por categorias para medicamentos em uma rede de farmácias. Através de análise de dados, conhecimento dos produtos e reuniões com os gestores da empresa foi possível entender as particularidades do mercado e definir estratégias, metas e ações para cada categoria trabalhada. Os resultados obtidos permitem classificar as diferentes categorias a partir de um indicador global, possibilitando a seleção de categorias e produtos para o desenvolvimento de ações.
Abstract Due to growth in retail pharmacy, focusing to understand consumers, comes the needing to develop a strategic advantage in the market. Category management is one of ECR´s (efficient consumer response) practices and allows to analyze the products in groups of items that have similar characteristics to each other, besides having the purpose to better answer consumer needs. This job aims to structure the implementation of category management for medicines in a pharmacy chain. Through data analysis, product knowledge and meetings with company managers was possible to understand market´s peculiarities and to define strategies, goals and actions for each category. The results obtained allows to classify different categories from a global indicator, enabling the selection of categories and products for activities development.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33173
Arquivos Descrição Formato
000787422.pdf (232.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.