Repositório Digital

A- A A+

Definição de diretrizes para o business case de implantação de um CSC

.

Definição de diretrizes para o business case de implantação de um CSC

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Definição de diretrizes para o business case de implantação de um CSC
Autor Sum, Fabiane Flores
Orientador Paula, Istefani Carísio de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] Business case
[en] Feasibility analysis
[en] Shared services center
Resumo Business Case é a etapa de um projeto em que se deve analisar o cenário e as possíveis alternativas para melhoria do mesmo, essa análise contempla a viabilidade técnica e econômica. O objetivo deste artigo é definir diretrizes para a tomada de decisão de se implantar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). O método adotado foi o estudo de caso, aplicado a duas empresas. As fontes de evidência adotadas foram entrevistas qualitativas, levantamento de documentos e informações da literatura. Foram encontradas divergências entre a literatura e os casos práticos, no que diz respeito às práticas para o business case. Por fim, foram propostas trinta diretrizes, dividas em quatro etapas, para apoiarem as empresas na tomada de decisão de se implantar um CSC. Além disso, foram analisadas lições aprendidas em cada fase proposta para o business case. Alguns pontos chaves para o sucesso da implantação foram discutidos, entre eles o envolvimento da alta direção, apoio do setor de Tecnologia de Informação, equipe dedicada ao projeto e plano de comunicação.
Abstract Business Case is the stage at which to analyze the scenario and possible alternatives or improving it, this analysis considers the viability technical and economic. The aim of this paper is to define guidelines for making a decision to deploy a Shared Services Center (CSC). The method used was a case study, applied to two companies. The sources of evidence were adopted qualitative interviews, survey documents and information in the literature. For this, we collected material from literature, an analysis of the case study of two companies and the application of a questionnaire on the subject. Differences were found between the literature and case studies regarding the practices for the business case. Finally, were proposed thirty guidelines, divided in four stages, to support companies. In addition, we analyzed some lessons learned from each phase proposed in the business case. Some key points for successful implementation were discussed, including the involvement of top management, support of the Information Technology sector, the project team’s full dedication and communication plan.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33179
Arquivos Descrição Formato
000787437.pdf (435.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.