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Avalovara: leituras musicais

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Título Avalovara: leituras musicais
Autor Paz, Martha Costa Guterres
Orientador Gomes, Leny da Silva
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Centro Universitário Ritter dos Reis. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Campra, André. In Convertendo Dominus
Cantata (Música)
Estrutura musical : Sonatas
Lins, Osman, 1924-1978. Avalovara
Música : Literatura
Orff, Carl, 1895-1982. Catulli Carmina
Scarlatti, Domenico, 1685-1757. Sonata de Scarlatti
Sonatas : Música
[en] Avalovara (Osman Lins)
[en] Music
[en] Scarlatti Sonata
[en] Structure
[en] The clock
Resumo Este trabalho aborda os aspectos musicais relacionados à construção do relógio de Julius Heckethorn, com base na sonata K 462 de Scarlatti, detalhadamente narrados no tema P, do romance Avalovara, de Osman Lins. O objetivo é o estabelecimento de relações entre esses aspectos musicais e os elementos estruturais do romance, com vistas ao desvelamento de algumas de suas regras. São relevantes e numerosas as referências musicais presentes no romance. Além das ricas narrativas de cenas sonoras, tais como o bater das ondas do mar na beira da praia, o som do vento, o barulho das patas dos cavalos, o cantar dos pássaros, há representações de manifestações musicais folclóricas e eruditas retratadas pelo Pastoril, no Recife, pela cantata Catulli Carmina, de Carl Orff, e pelo salmo In Convertendo Dominus, de André Campra. As reflexões têm como referência teórica a perspectiva de Matila Ghyka (1968) para relacionar os elementos estruturais da obra com a construção do relógio de Julius Heckethorn, e como referência musical as informações contidas em Grout e Palisca (2007).
Abstract This paper discusses the musical aspects related to the construction of Julius Heckethorn's clock, based on the Sonata K 462 by Scarlatti, narrated in detail in the subject P, of the novel Avalovara, by Osman Lins. The goal is to establish relationships between the musical aspects and the structural elements of the novel, unveiling some of its rules. The musical references present in the novel are relevant and numerous. Besides the rich narrative sound scenes, like the beating of waves on the beach, the sound of wind, the sound of horses' hoofs and the chirping of birds, there are depictions of folk and classical musical events such as the Pastoril, in Recife, the cantata Carmina Catulli by Carl Orff, and the psalm In Convertendo Dominus, by André Campra. The reflections are referenced to the theoretical perspective of Matila Ghyka (1968) to relate the structural elements of the work with the construction of Julius Heckethorn's clock, and are referenced musically to the information contained in Grout and Palisca (2007).
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33668
Arquivos Descrição Formato
000753612.pdf (6.657Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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