• Uma aula singular : formação, docência e currículo 

      Caroly, Andressa Goulart (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre experiências discentes de ensino ao longo de minha própria formação acadêmica no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e sobre as experiências docentes ao longo dos ...
    • Disciplinamento e subjetivação : análise das relações de poder na escola 

      Limas, Scheyla Cristina da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo compreender a forma pela qual ocorre a experimentação das relações de poder entre professor e aluno em sala de aula, bem como analisar os efeitos desse poder desde o ponto ...
    • Docência compartilhada nos anos iniciais do ensino fundamental sob a perspectiva discente 

      Novak, Flávia Duarte (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca explorar o conceito de Docência compartilhada, tendo como objetivo central investigar, analisar e compreender as perspectivas e sentidos dados pelos alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental ...
    • Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia 

      Pereira, Camila Santos (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, ...
    • Experiências no curso de pedagogia : de que formação estamos falando? 

      Hugo, Maéli Martins (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa propõe-se a aprofundar os estudos sobre a construção da identidade docente do licenciando em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da leitura de relatórios e documentos ...