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Educação e cuidado na escola infantil : ensaio a uma microfísica do poder na sala de aula

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Educação e cuidado na escola infantil : ensaio a uma microfísica do poder na sala de aula

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Título Educação e cuidado na escola infantil : ensaio a uma microfísica do poder na sala de aula
Autor Trein, Jessica Dreyer
Orientador Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Discurso pedagógico
Educação básica
Relação de poder
[en] Assistant teacher
[en] Care
[en] Elementary education
[en] Power relations
[en] Speech
[en] Teacher
Resumo Este trabalho analisa a questão da indissociabilidade entre educação e cuidado marcada como fundamental pelo discurso pedagógico e suas aproximações e distanciamentos da prática tendo por objetivo compreender – através de um estudo de caso – quais são os entraves com os quais a educação infantil ainda se depara na busca desta indissociabilidade. Para isto analisa os discursos presentes na escola infantil proferidos por professoras e auxiliares e pelos documentos oficiais à luz dos estudos de Michel Foucault. Nesta direção a pesquisa considera a questão de como são definidas as profissionais nos discursos proferidos a seu respeito buscando uma compreensão destes discursos como produtores de identidades e como esta diferenciação de papéis faz funcionar um jogo de relações de poder – pautadas em mecanismos de controle do discurso – que perpetua tal fragmentação denunciando fissuras entre o discurso e a prática pedagógica na escola.
Abstract This paper analyzes the question of indissociability between education and care marked as fundamental by pedagogical speech and its practical approach and distanciation. Its objective is to understand – trought a case study – what are the problems which elementary education still find searching about indissociability. For this it analyzes the speech presented in a daycare center saying by teachers and assistants and by official documents from Michel Foucault’s point of view. Toward this the research considers the question about how professionals are defined in the speech about it, finding to understand this speech as identity’s producers, and how this diferenciation makes power relation games – ruled on the speech control mechanisms – which perpetuate this fragmentation denunciating fissures between the speech and pedagogical practice at school.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49023
Arquivos Descrição Formato
000826837.pdf (294.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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