Repositório Digital

A- A A+

Ensino médio : propostas pedagógicas orientadas pelo princípio do respeito mútuo

.

Ensino médio : propostas pedagógicas orientadas pelo princípio do respeito mútuo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino médio : propostas pedagógicas orientadas pelo princípio do respeito mútuo
Autor Santestevan, Naiara Aguiar
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ensino médio
Respeito mútuo
Resumo A escola é o local que deveria propiciar o desenvolvimento integral e dinâmico dos indivíduos, envolvendo elementos cognitivos, linguísticos, afetivos, sociais e morais. Diante de problemas recorrentes de indisciplina escolar e de gestos de incivilidade, os quais os professores podem ter dificuldades para manejar, percebe-se a necessidade de examinar a atenção dedicada ao planejamento de interações sociais em sala de aula, pautadas pelo princípio do respeito mutuo, mediante a vivência de práticas de cordialidade. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi o de estudar se o princípio do respeito mútuo e o desenvolvimento da capacidade de negociação, empregando a cortesia linguística, estão previstos em propostas pedagógicas dirigidas ao Ensino Médio. Para isso, investigou-se as características de propostas previstas em uma revista dirigida a professores da Educação Básica, a Revista Nova Escola, especificamente no que se refere à forma de sua implementação no âmbito da sala de aula. A metodologia utilizada, baseada em uma abordagem qualitativa, consistiu na análise de planos de aula selecionados a partir de palavras-chave e expressões relacionadas ao foco do estudo. As palavras e expressões utilizadas foram: respeito mútuo, com e sem aspas, cortesia, “cortesia linguística”, “autonomia moral”, autoridade, agressividade, civilidade, heteronomia, indisciplina, preconceito, reciprocidade, “resolução de conflitos”. Ao serem aplicadas na ferramenta de busca do site da Revista Nova Escola, foi possível localizar 756 planos de aula. Destes, 19 foram selecionados para análise detalhada, pois apresentavam relação com a temática em questão. A análise dos planos evidenciou uma carência no que diz respeito ao trabalho de temáticas do dia a dia, valores e orientações quanto às relações interpessoais no sentido de serem trabalhados princípios de reciprocidade, orientados pelo respeito mútuo e pela prática das boas maneiras. Dessa forma, ao constatar que a maioria dos planos apenas tangenciava o tema, percebeu-se a necessidade de discutir de forma efetiva a inclusão dessas temáticas nos cursos de formação de professores, a fim de que se possa ter um corpo docente preparado para desenvolver projetos pedagógicos voltados à implementação do princípio do respeito mútuo orientado pela cortesia linguística, proporcionando, também, o desenvolvimento da autonomia moral do aluno no ambiente escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49238
Arquivos Descrição Formato
000835662.pdf (583.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.