Repositório Digital

A- A A+

Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia

.

Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Propostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologia
Autor Lima, Thayná Mendes de Freitas
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Biologia
Livros didaticos
Resumo Propostas de atividades experimentais são consideradas por vários autores como ferramentas-chave a serem incluídas nas rotinas das salas de aula por professores que buscam melhorar a qualidade do Ensino de Ciências. Visto que essas atividades são utilizadas para complementar o que está sendo estudado e valorizar a autonomia dos estudantes, tornando-os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, apesar das evidentes vantagens da inclusão dessas propostas pedagógicas no cotidiano das escolas, percebe-se a existência de certa resistência dos professores quanto à aplicação da experimentação. Os motivos para essa dificuldade são vários, como falta de infra-estrutura na escola, formação de insuficiente, entre outros. Visto que muitas vezes o livro didático é o único recurso de diversas escolas, seria importante que os autores desses livros pudessem propor atividades experimentais, para que o professor tivesse maiores possibilidade de concretizá-las durante suas aulas. O objetivo desse trabalho foi identificar a existência de propostas de atividades experimentais em livros didáticos de Biologia e de analisá-las quanto a sua estruturação e qualidade. Foram feitos quadros de comparação entre as atividades encontradas e concluiu-se primeiramente, que a quantidade de experimentos é muito pequena, pois as mesmas foram encontradas em apenas um dos livros analisados. Além disso, essas atividades, infelizmente, não costumam apresentar objetivos claros, estimular a elaboração de previsões e hipóteses explicativas, nem tampouco conduzir à compreensão dos procedimentos, o que as coloca em segundo plano entre os conteúdos do livro didático.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49249
Arquivos Descrição Formato
000835494.pdf (554.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.