Repositório Digital

A- A A+

Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS)

.

Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Turismo rural e marketing : formas de divulgação do roteiro Ecomel em Balneário Pinhal (RS)
Autor Nascimento, Gisele de Abreu
Orientador Souza, Marcelino de
Co-orientador Teixeira, Andressa Ramos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Balneário Pinhal (RS)
Desenvolvimento local
Desenvolvimento rural
Marketing
Turismo rural
[en] Marketing
[en] Rural development
[en] Rural tourism
Resumo Ampliar os estudos acerca da organização de novas possibilidades turísticas rurais é cada vez mais uma necessidade econômica e social. Tendo como campo de pesquisa a região compreendida como litoral gaúcho, este trabalho coloca em evidência o roteiro ECOMEL, uma ação idealizada a partir da premente necessidade de criar atrativos para o turista, não apenas na alta temporada, mas durante o ano todo para a região. A realização desta pesquisa buscará apontar caminhos para se ampliar a inserção dos serviços e produtos do litoral gaúcho tanto na alta, quanto na baixa temporada turística. E ainda, mostrará que através da realização de um plano de marketing bem estruturado há condições de atrair o turista o ano todo para a região, diminuindo os efeitos da baixa temporada. Nesta medida, este trabalho pretende estudar as estratégias de promoção e marketing dos produtos e serviços deste roteiro turístico rural específico, denominado ECOMEL, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva sobre o tema a fim de estabelecer novos caminhos e possibilidades. Com a realização deste trabalho é possível dizer que a propaganda existente é fiel à realidade, porém ela acontece em âmbito local e regional, limitando assim o seu alcance, e desta forma, revela que ainda há muito que se trabalhar sobre a questão do marketing para garantir um plano estruturado que atenda e auxilie a obtenção dos objetivos traçados.
Abstract The ECOMEL script comes from the need to attract tourists not only in high season, but all year long. And to make that happen is essential to have a consolidated basis of marketing. This research is relevant because this script runs on the seashore, which has a great demand in high season and not that much at the lower one. Making a well-structured marketing, it’s possible to attract tourists all year for this region, decreasing the effects of low season. Therefore this paper aims to study the strategies for promotion and marketing of products and services in a rural tourist guide. Identifying obstacles in pursuit of minimize them. The methodology applied in this research was descriptive and qualitative approach. Literature and field were the procedures used on this research. In the data collection was used intentional nonprobabilistic sampling, using a semi-structured interview script. To perform this analysis, we were in contact with local actors from all segments involved in this script. Where were obtained the information necessary to attend specific objectives. With the outcome of this work we can say that the propaganda is faithful to reality, but it happens at the local and regional levels. Like any new idea deployed in a small town, still there is much to work on marketing for the attainment of goals.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/52365
Arquivos Descrição Formato
000820009.pdf (2.521Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.