Repositório Digital

A- A A+

A sazonalidade no mercado de ações brasileiro : viabilidade e performance em grupos setoriais

.

A sazonalidade no mercado de ações brasileiro : viabilidade e performance em grupos setoriais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A sazonalidade no mercado de ações brasileiro : viabilidade e performance em grupos setoriais
Autor Ruffini, Guilherme Calvo
Orientador Tourrucoo, Fabricio
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Ativos financeiros
Bolsa de valores
Brasil
Mercado de ações
[es] Mercado de acciones
[es] Sazonalidad
[es] Series temporales
Resumo O objetivo deste trabalho é identificar a presença e importância da sazonalidade no retorno de ativos financeiros no mercado de ações brasileiro. Para isso, utilizamos processos descritos na literatura de Séries Temporais para criar Índices Estacionais, com base em grupos setoriais sintéticos criados. De posse destes índices, utilizamos, de forma parcial, o método X-12 ARIMA do US Census para extrair, testar e isolar a componente sazonal das amostras, calculando em seguida a destreza em estima-la para períodos subsequentes e, por fim, avaliamos o desempenho do modelo sazonal comparado ao modelo de acumulação. Os resultados, embora experimentais, sinalizam a viabilidade na identificação da sazonalidade e a sua influência na performance de ativos no mercado financeiro brasileiro.
Resumen El objetivo de este trabajo es identificar la presencia e importancia de la sazonalidad en el retorno de activos financieros en el mercado de acciones brasileño. Para eso, utilizamos procesos descritos en la literatura de Series Temporales para crear Índices Estacionales, basado en grupos sectoriales. Teniendo esos índices, utilizamos, de modo parcial, el método X-12 ARIMA del US Census para extraer, testar y aislar la componente sazonal de las muestras. Entonces calculamos la destreza en estimarla para períodos posteriores, y finalmente, evaluamos el desempeño del modelo sazonal comparado al modelo de acumulación. Los resultados, aunque experimentales, señalan la viabilidad en la identificación de la sazonalidad y su influencia en el rendimiento de activos en el mercado financiero brasileño.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54937
Arquivos Descrição Formato
000856476.pdf (1.742Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.