Navegação Educação por Assunto "Brincadeira"
Resultados 1-7 de 7
-
Atendimento educacional especializado : nas dobras do brincar
(2015) [Dissertação]Esta pesquisa versa sobre o atendimento educacional especializado. Como recorte, investiga as possibilidades do brincar como ato pedagógico. O texto é tecido a partir do diálogo entre educação especial e psicanálise e ... -
Brincadeira e aprendizagem : concepções docentes na educação infantil
(2012) [Dissertação]A presente pesquisa investigou concepções de professoras de Educação Infantil sobre as relações estabelecidas entre a brincadeira e a aprendizagem. Foram realizadas observações em salas de aula e entrevistas com seis ... -
De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
(2015) [Dissertação]Este estudo investiga como as crianças, na convivialidade com os adultos e outras crianças, significam os espaços da escola de educação infantil. Buscou-se também identificar os protagonismos das crianças pequenas na ... -
Do cuidar ao educar na educação infantil : efeitos de sentidos
(2014) [Dissertação]Nesta Dissertação problematizo a Educação Infantil no processo de escolarização, a partir de efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-professora sobre as suas práticas realizadas na escola. Fundamento a pesquisa na ... -
A escola das crianças
(2005) [Tese]A tese intitulada A escola das crianças, aborda a questão do sentido da escola para as crianças no início do processo de escolarização obrigatória. A pesquisa procura dar visibilidade às "Redes de Significações", como ... -
Ética do brincar
(2015) [Tese]A ética do brincar está sujeita à criação e à desconstrução, engendra-se por ser uma máquina política e uma prática de ensinar experimental (segundo as questões da vida contemporânea). Opera com a pedagogia na educação e ... -
Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre : infância contemporânea, psicanálise, educação e arte
(2011) [Tese]A pesquisa apresenta reflexões, análises e experiências tendo como foco os olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre a partir de articulações transdisciplinares entre psicanálise, educação, arte, cultura, história ...