• Atendimento educacional especializado : nas dobras do brincar 

      Mörschbächer, Juliana Silveira (2015) [Dissertação]
      Esta pesquisa versa sobre o atendimento educacional especializado. Como recorte, investiga as possibilidades do brincar como ato pedagógico. O texto é tecido a partir do diálogo entre educação especial e psicanálise e ...
    • Brincadeira e aprendizagem : concepções docentes na educação infantil 

      Neitzel, Scheila Thais Lüdke (2012) [Dissertação]
      A presente pesquisa investigou concepções de professoras de Educação Infantil sobre as relações estabelecidas entre a brincadeira e a aprendizagem. Foram realizadas observações em salas de aula e entrevistas com seis ...
    • De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções 

      Simões, Eleonora das Neves (2015) [Dissertação]
      Este estudo investiga como as crianças, na convivialidade com os adultos e outras crianças, significam os espaços da escola de educação infantil. Buscou-se também identificar os protagonismos das crianças pequenas na ...
    • Do cuidar ao educar na educação infantil : efeitos de sentidos 

      Sehn, Luize (2014) [Dissertação]
      Nesta Dissertação problematizo a Educação Infantil no processo de escolarização, a partir de efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-professora sobre as suas práticas realizadas na escola. Fundamento a pesquisa na ...
    • A escola das crianças 

      Pasuch, Jaqueline (2005) [Tese]
      A tese intitulada A escola das crianças, aborda a questão do sentido da escola para as crianças no início do processo de escolarização obrigatória. A pesquisa procura dar visibilidade às "Redes de Significações", como ...
    • Ética do brincar 

      Gai, Daniele Noal (2015) [Tese]
      A ética do brincar está sujeita à criação e à desconstrução, engendra-se por ser uma máquina política e uma prática de ensinar experimental (segundo as questões da vida contemporânea). Opera com a pedagogia na educação e ...
    • Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre : infância contemporânea, psicanálise, educação e arte 

      Meira, Ana Marta Goelzer (2011) [Tese]
      A pesquisa apresenta reflexões, análises e experiências tendo como foco os olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre a partir de articulações transdisciplinares entre psicanálise, educação, arte, cultura, história ...