Navegação Informática na Educação por Autor "Bercht, Magda"
Resultados 1-20 de 28
-
Alegria e frustração : um estudo sobre os estados afetivos em crianças com TEA na mediação com interfaces tangíveis
Vieira, Martha Barcellos (2018) [Tese]Uma das maiores dificuldades da criança com TEA está na capacidade de vivenciar a reciprocidade contida nas interações, declarada pelo contato ocular, pelo sorriso responsivo e pela comunicação, verbal ou não verbal, ou ... -
Análise da interação das crianças com um agente pedagógico afetivo em um jogo digital : contribuições a partir do dialogismo bakhtiniano
Konzen, Andréa Aparecida (2015) [Tese]Esta tese apresenta uma pesquisa direcionada para a análise das relações dialógicas produzidas em interações de crianças com o agente pedagógico afetivo Maga Vitta no jogo digital Città. A motivação para o desenvolvimento ... -
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
Cunha, Cláudio Rodrigues da (2012) [Tese]A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. ... -
Avaliação no estágio supervisionado : intersubjetividades na formação de professores em cursos na modalidade EAD
Rela, Eliana (2010) [Tese]A presente pesquisa propõe considerações e reflexões sobre a intersubjetividade e a construção social das lógicas de avaliação no estágio de professores em formação continuada, em contextos tecnológicos de cursos de ... -
Descoberta do desânimo de alunos em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem : um modelo a partir da mineração de dados educacionais
Santos, Fabricia Damando (2016) [Tese]A presente pesquisa aborda uma investigação interdisciplinar (Educação e Computação) sobre estudos que estabeleceram como foco a influência da afetividade na educação e sobre como reconhecer o desânimo do aluno em interação ... -
Em direção à formação otimizada de grupos para a aprendizagem colaborativa
Quarto, Cicero Costa (2016) [Tese]A presente tese consiste numa investigação teórica-experimental quali-quantitativa de caráter interdisciplinar, que busca compreender de que maneira combinações de perfis de alunos, baseado na sua própria avaliação de ... -
O ensino da contabilidade apoiado na dimensão afetiva da autoeficácia em ambiente virtual de aprendizagem
Araújo, Maria Eugênia Rodrigues (2017) [Tese]Nesta pesquisa foi desenvolvido um modelo de ensino considerando a dimensão afetiva integrada numa estratégia de aprendizagem para fortalecer o desempenho dos estudantes do curso de Ciências Contábeis durante à formação ... -
Ensino de algoritmos : detecção do estado afetivo de frustração para apoio ao processo de aprendizagem
Iepsen, Edécio Fernando (2013) [Tese]Esta tese apresenta uma pesquisa para detectar os alunos que evidenciam sinais de frustração em atividades de ensino e de aprendizagem na área de Algoritmos, para então, auxiliá-los com ações proativas de apoio. A motivação ... -
Estilos de aprendizagem : buscando a sinergia
Lindemann, Vanessa (2008) [Tese]O estilo de aprendizagem indica as preferências do sujeito em relação às estratégias de aprendizagem que podem ser empregadas pelo professor na construção do conhecimento. O presente trabalho tem por objetivo investigar ... -
Estratégia de ensino e aprendizagem ativa aplicada ao aprendizado de algoritmos e programação : identificação e análise da motivação dos estudantes
Franzen, Evandro (2019) [Tese]Esta tese investigou estratégias para melhorar o processo de aprendizagem, que contribuam para reduzir os índices de reprovação e para desenvolver de forma mais efetiva as habilidades associadas à programação de computadores, ... -
Estudo das trajetórias de letramento em curso de educação a distância : o texto, o papel e a tela do computador
Machado-Spence, Nádie Christina Ferreira (2009) [Tese]O uso de tecnologias de comunicação e informação e o consequente crescimento de cursos de graduação a distância conduzem à necessidade de compreensão dos processos de letramento. Este estudo apresenta a análise de uma nova ... -
Explorando os mitos nacionais : contribuição ao aprendizado pelo estímulo à motivação a partir dos Serious Games
Carvalho, Leonardo Filipe Batista Silva de (2016) [Tese]A motivação é um conceito poderoso e que pode ter grandes influências, positivas ou negativas, no aprendizado de alunos. Todavia, encontrar nas mais variadas salas de aula alunos que se encontram desmotivados com a experiência ... -
Formação de professores em sistema de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista - TEA : uma inserção das tecnologias assistivas em contextos escolares maranhenses
Monteiro, Francisca Keyle de Freitas Vale (2016) [Tese]Esta tese apresenta a nova classificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo Grananã, (2014), a partir da atualização do DSM - V, (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, Fifth Edition - Manual ... -
Grupos de colaboração : a influência da postura interpessoal na aprendizagem de lógica de programação
Diemer, Mouriac Halen (2022) [Tese]Desenvolver a lógica de programação é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos calouros dos cursos de graduação na área de Computação e Informática. A aprendizagem com os pares é uma estratégia pedagógica que pode ... -
Identificando motivação em um mundo virtual 3D
Voss, Gleizer Bierhalz (2018) [Tese]Observa-se atualmente um crescimento nas pesquisas envolvendo a utilização de Mundos Virtuais (MV) no contexto educacional, sendo utilizados para criar laboratórios virtuais, simulações e objetos tridimensionais (3D), ... -
Investigando o senso de presença na educação a distância
Krassmann, Aliane Loureiro (2020) [Tese]Embora esteja em grande ascensão, observa-se que a modalidade Educação a Distância (EAD) ainda possui uma percepção popular de qualidade de ensino inferior em comparação com o Ensino Presencial. Estima-se que carências ... -
Letramento Praxital : uma abordagem para mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes do professor na perspectiva de aprimorar sua prática pedagógica mediada pelas TIC.
Tovar, Ernesto Javier Fernandez (2020) [Tese]Esta tese analisa a trajetória do professor da alfabetização ao letramento digital através de um processo de formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC. Inspirados numa experiência de formação de docentes na ... -
Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem
Longhi, Magalí Teresinha (2011) [Tese]Esta tese apresenta mecanismos computacionais concebidos para reconhecer e inferir estados de ânimo de alunos em interação num ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A pesquisa, tendo por base investigações interdisciplinar ... -
Modelo pedagógico para o desenvolvimento de competências docentes em contabilidade por educação a distância
Vendruscolo, Maria Ivanice (2015) [Tese]Esta tese apresenta as contribuições de um estudo investigativo sobre um modelo pedagógico para o desenvolvimento de competências docentes em Contabilidade. Estudos anteriores da área contábil tangenciam a identificação ... -
Pcomp-Model : desenvolvendo o pensamento computacional na educação básica para auxiliar na aprendizagem de algoritmos e programação do ensino superior
Schorr, Maria Claudete (2020) [Tese]Esta tese tem como objetivo investigar o desenvolvimento de competências desde os anos finais da Educação Básica, que auxiliam na aprendizagem dos conteúdos propostos no componente curricular de Algoritmos e Programação ...